Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Esporte        Educação       
Principal - Artigos - Joao Cassio: Entre a coragem e a apatia


Artigos



Entre a coragem e a apatia

Por Joao Cassio

Depois de narrar a pirâmide de fatos criteriosamente ordenados segundo a gravidade (queda de avião, corrupção e tráfico de drogas), o apresentador do noticiário finalmente esboça o sorriso discreto que precede a leitura da reportagem final da edição – aquela que antecede a novela –, a mais leve e inspiradora de todas: "Pela primeira vez, o vencedor do Nobel de Literatura é um músico: o cantor e compositor, Bob Dylan. Ele criou novas expressões poéticas dentro da tradição de canções americanas".

Era o mais importante prêmio da Literatura Mundial – concedido pela primeira vez a um músico – anunciado no mais importante jornal do país. (O que está na Educação, na Política e nas Artes esteve antes na Literatura. O registro simbólico da palavra é a maior forma de transmissão de conhecimento, sem o qual não seria possível estabelecer uma cultura.)

No sofá, o casal acompanha sem piscar o magnetismo da sucessão de imagens narradas pela voz do repórter. Enquanto assistia, o marido se lembrava de quando tocava músicas de Dylan na época que sonhava ser astro de rock (e que depois foi convencido a buscar a carreira de advogado). A esposa até tinha ouvido versões traduzidas das canções do astro nas vozes de Humberto Guessinger e Samuel Rosa, sem saber da verdadeira autoria.

Naquela noite, o mundo se rendia a Bob Dylan, artista com rara capacidade de transformar impressões em palavras que tocam o coração das pessoas. Foi ele quem concebeu Masters Of War: “Vocês que constroem as bombas grandes/Vocês que se escondem atrás de paredes/ Vocês que se escondem atrás de mesas /Eu só quero que vocês saibam /Que eu vejo através das suas máscaras”. E Blowing In The Wind: “Quantos oceanos uma pomba branca deve navegar/Pra poder dormir na areia?/Sim e quantas vezes as balas de canhão devem voar/Antes de serem banidas pra sempre?"

Mas na opinião de um dos entrevistados pelo jornal, Robert Allen Zimmerman (Bob Dylan) é só um homem comum que enxerga e traduz as atrocidades de um mundo doente. “A diferença está na coragem de usar o próprio trabalho para mostrar isso aos demais e não ser só mais um ser humano apático”.

Inquieto, após a reportagem, o marido ouve as últimas palavras do apresentador do telejornal como quem espera o final de algo imperdível para tomar uma atitude importante. Ao escutar o emblemático “boa noite”, ele então pega o controle remoto e... aumenta o volume da televisão. Site: WWW.joaocassio.com.br. Youtube: https://youtu.be/7W-M6NgqpJs.

 

Foto de Joao CassioJoao Cassio é jornalista, cantor e compositor.
http://www.joaocassio.com.br



Outros Artigos do autor:

 

 

 

Publicidade




   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Classificados
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

ESPORTE
Copa 2014
Campeonato Regional
Academias
EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Windows Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2017