Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      
Principal - Artigos - Luis Carlos Amorim: Nada é de Graça


Artigos



Nada é de Graça

Por Luis Carlos Amorim

Sobre o questionamento a respeito de cobrar ou não pela poesia que produzimos, acho que é bom colocar o assunto para discussão, pois é controverso. Vejam o comentário que vi num desses grupos literários ou de leitura: “Vi gente frustrada por causa disso. Sei que todo mundo precisa ganhar o pão, mas monetizar poesia chega a ser um absurdo. Poesia, via de regra, pode causar indiferença ao leitor. Não é como ler conto ou romance, adquirir poesia é trocar o certo pelo duvidoso. Normalmente a poesia já é grátis, com o advento das redes sociais, e assim ficou ainda mais fácil lê-la e apreciá-la (de certa forma é paradoxal, já que, com tanto conteúdo para ler, lêem cada vez menos).” (Está editado, é claro, pois esses comentários são muito mal escritos, apesar de serem escritos por “escritores”.)

A resposta ao comentário acima, veio rápida: “Não existe almoço grátis. Gratidão não paga boleto, não paga edição, revisão, editoração, publicação de livro. Não existe "reconhecimento" não remunerado. Não existe "vou te divulgar". Demonizar monetização de trabalho é o que eles querem para te ver algemado a essa posição onde tu vais dar o que produz de graça.”

E então eu entrei na conversa, pois não resisti. Vejo muito, nas páginas de literatura, leitura, poesia, no Face, pessoas que se dizem escritores falando os maiores absurdos sobre tudo. Às vezes participo, tentando ajudar com o pouco de conhecimento que tenho na área, como professor de português, literatura e teoria literária. E tentei colocar alguma coisa da minha experiência:

Algumas pessoas querem tudo de graça. Sou editor e publico duas revistas de literatura, ESCRITORES DO BRASIL e SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA, a segunda completando 40(quarenta) anos de circulação neste 2020. Todos querem publicar, mas quando recebem o regulamento e ficam sabendo que existe um valor, quase simbólico, a pagar por página, a maioria some. Eles não consideram que para fazer uma publicação de sucesso - mais de cinco mil acessos por edição - tem custo de preparação do material, revisão, editoração, revisão da editoração, hospedagem, etc. E tudo é terceirizado, tenho que pagar por cada etapa. O que cobramos são valores irrisórios, muitíssimo menos do que é cobrado por antologias tantas por aí, que na verdade apenas vendem livros quando cobram o valor da página, garantindo o escoamento da edição e o lucro certo. Mas as pessoas querem de graça a publicação nas revistas. Não dão o mínimo valor ao espaço que você disponibiza para que um autor seja lido nos quatro cantos do mundo. E não dão valor ao que eles próprios escrevem, que pode não ter valor mesmo. Fazemos triagem, precisamos fazer, então nem sempre tudo é publicado. Resumo: nada é de graça, como como foi muito bem dito. Alguém sempre paga. E esse alguém até fui eu, por um longo tempo, mas não dá pra sair pagando a conta dos outros indefinidamente. Estou contente com meus escritores, pois eles têm valor e sabem dar valor à sua obra e ao trabalho que é feito para que eles sejam lidos.

 

Foto de Faustino VicenteLuiz Carlos Amorim é Coordenador do Grupo Literário A ILHA em SC, com 31 anos de atividades e editor das Edições A ILHA. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. Eleito a Personalidade Literária de 2011, pela Academia Catarinense de Letras e ARtes.
Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 27 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior. Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano -, além de colaborar com vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc.
O autor assina, também, o Blog CRONICA DO DIA, em Http://luizcarlosamorim.blogspot.com


Outros Artigos do autor:

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Windows Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2020