Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      
Principal - Artigos - Luis Carlos Amorim: 131 Anos de Pessoa


Artigos



131 Anos de Pessoa

Por Luis Carlos Amorim

131 ANOS DE PESSOA - PASSEIO PELOS CAMINHOS PESSOANOS EM LISBOA

No dia 13 de junho deste ano, Fernando Pessoa, o grande poeta português, um dos mais importantes da Europa, completaria 131 anos. Nasceu em Lisboa morreu aqui, em 1935. Viveu nove anos na África do Sul, mas voltou para a sua Lisboa. O maior poeta português morreu cedo, mas a sua obra o mantém vivo para todos aqueles que lêem a sua obra, verdadeira obra-prima.

Uma vez morando em Lisboa, aproveitei a data tão importante para conhecer os lugares onde viveu o poeta. Fui à Casa Fernando Pessoa, em Campo de Ourique, casa onde o poeta viveu os últimos quinze anos da sua vida, um centro cultural de Lisboa concebido para ser a Casa da Poesia, mas estava em reformas, então só pude entrar pelo corredor que leva até o restaurante, única coisa que está funcionando.

Fui então, a outra casa onde Pessoa viveu, no Largo do Carmo. Lá a gente só pode ver a parte externa da casa, mas é interessante, pois a casa está bem conservada, com figuras de Pessoa nas janelas e placas indicando que ele viveu ali.

Depois, fui para o Largo de São Carlos, n.º 4, casa onde nasceu o nosso Fernando António Nogueira Pessoa, a 13 de Junho de 1888. O poeta viveu ali até completar cinco anos, o que explica a placa que se encontra na fachada do edifício, recordando o seu nascimento. À frente deste encontra-se a estátua “Hommage a Pessoa”, uma escultura de bronze com 4 metros de altura inaugurada em 2008, por ocasião do aniversário do poeta.

E depois fui ao Café A Brasileira, onde Pessoa era assíduo frequentador. Por esse motivo há uma estátua do poeta bem à frente do Café, com um lugar vago ao lado para o turista sentar e ser fotografado com Pessoa.

É muito interessante seguir os passos de Pessoa na sua amada Lisboa. Existem outros lugares frequentados por Pessoa em Lisboa, mas há um, ainda, que é bem marcante na sua literatura. Trata-se da Rua dos Douradores, onde Pessoa almoçava frequentemente, em 1913, no restaurante de galegos Antiga Casa Pessoa. Ele tornou a rua célebre, no  seu Livro do Desassossego, pois o seu heterónimo Bernardo Soares, que assina o livro, colocou-se como ajudante de guarda-livros, a trabalhar e morar nesta rua, mencionando  que «Se eu tivesse o mundo na mão, trocava-o, estou certo, por um bilhete para a Rua dos Douradores».

O que me deixou confuso é que, mesmo com toda a celebridade dada à rua dos Douradores no LIVRO DO DESASSOSSEGO, que transformou-se num clássico da literatura portuguesa, a rua é obscura, com vários prédios abandonados, sem nenhuma alusão ao fato. E foi nesta rua, também, que morou Anthero de Quental, importante escritor português. A rua ainda serviu de cenário em uma obra de Eça de Queiroz. E nem por isso mereceu a atenção do poder público para a sua preservação e manutenção.

Uma pena. Fiquei um pouco triste pelo fechamento do meu passeio em Lisboa, pelos caminhos de Pessoa, mas voltei para casa para escrever este artigo, ler a poesia de pessoa e continuar lendo o Livro do Desassossego. Parabéns, meus poeta, pelo seu aniversário. Você, Pessoa, continuará vivo eternamente através da sua poesia.

 

Foto de Faustino VicenteLuiz Carlos Amorim é Coordenador do Grupo Literário A ILHA em SC, com 31 anos de atividades e editor das Edições A ILHA. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. Eleito a Personalidade Literária de 2011, pela Academia Catarinense de Letras e ARtes.
Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 27 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior. Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano -, além de colaborar com vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc.
O autor assina, também, o Blog CRONICA DO DIA, em Http://luizcarlosamorim.blogspot.com


Outros Artigos do autor:

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp: 92 98252-0123


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Windows Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019