Notícias |
Tradição do Carnaval, Kamélia chega a Manaus e recebe chave da cidade
A boneca, considerada patrimônio cultural imaterial do Estado. Por Mário Marinho, SEMCOM domingo, 10 de janeiro de 2016
A boneca, considerada patrimônio cultural imaterial do Estado, chegou por volta das 22h30 deste sábado, 9, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e foi recebida por integrantes da escola de samba Império da Kamélia e pelo prefeito de Manaus, em exercício, Hiram Nicolau, que entregou oficialmente a chave da cidade de Manaus à Kamélia.
“Para mim é uma honra estar representando nosso prefeito Arthur Neto, mantendo viva a tradição do carnaval de Manaus”, afirmou o prefeito em exercício reforçando que o gesto abre oficialmente o carnaval na cidade.
Depois de receber a chave, a boneca seguiu em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, acompanhada por agentes de trânsito, até o Olímpico Clube, na Avenida Constantino Nery, onde era aguardada por vários integrantes da escola de Samba Império da Kamélia.
“Manter a tradição da chegada da Kamélia nos deixa muito contentes. É um evento vivo desde a década dos anos 30, que ganhou força em 1955, quando começou a tradição de abrir o carnaval de Manaus com a chegada da nossa linda boneca”, explicou Almério Botelho, presidente da Escola de Samba Império da Kamélia.
Tradição é lei desde 2013
Em Manaus, a tradição de começar o carnaval com a chegada da boneca Kamélia iniciou em 1955, a pedido do então prefeito Walter Rayol, mas ganhou força em 1958, quando a boneca recebeu pela primeira vez, as chaves em uma cerimônia, das mãos do também ex-prefeito, Gilberto Mestrinho.
O atual prefeito, Arthur Virgílio Neto, sancionou em 2013 a lei que tornou oficial a abertura do carnaval de Manaus com a chegada e entrega da chave da cidade à boneca, como a abertura oficial do período carnavalesco.
|
Publicidade
|
||