As conversões à esquerda na avenida Codajás para a rua Marques da Silveira estão proibidas a partir desta quinta-feira, 14, com a implantação de semáforos nesse cruzamento, limite dos bairros Cachoeirinha e Petrópolis e um dos mais movimentados da zona Sul.
A nova sinalização também altera a circulação de quatro linhas de transporte coletivo (519,601,608,610) que faziam a manobra nesse local. As medidas fazem parte das ações da Prefeitura de Manaus para dar mais fluidez ao tráfego.
O itinerário agora, tanto para coletivos como para carros de passeio, é entrar na rua Maués, virar à esquerda na rua Parintins e acessar Marques da Silveira. Desde a semana passada a sinalização que indica a nova circulação na Codajás está implantada e os semáforos estavam em amarelo piscante para chamar a atenção dos condutores. Também foram implantadas faixas para dar mais segurança à travessia de pedestres.
O reforço na sinalização e a implantação dos semáforos no cruzamento são resultado de um estudo realizado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). A equipe de engenharia analisou o movimento de veículos no local e detectou que os problemas na fluidez ocorrem nos horários de entrada e saída de estudantes de um colégio que fica nesse cruzamento. “Esses semáforos vão ordenar a circulação de veículos e dar mais segurança aos pedestres”, antecipou o diretor de Engenharia do Manaustrans, Mesaque Oliveira.
O diretor informou ainda que as ações de fiscalização e de educação para o trânsito no local serão reforçadas, assim que o colégio, situado na esquina, começar o ano letivo. Educadores do Manaustrans vão desenvolver atividades com pais e alunos para conscientizar sobre o respeito às leis de trânsito.
O eletricista Elton Gomes, 29, passava pelo local com seu veículo e aprovou a instalação do equipamento. “Eu passo pouco por aqui, mas tenho certeza que a população ganha mais segurança no trânsito com esses semáforos, especialmente os alunos desse colégio, que gera muito movimento aqui”, disse.
A administradora Eudilaise Rodrigues, 35, assegurou que o cruzamento das vias era um local perigoso. “Essa é minha rota diariamente e esse semáforo vai ajudar a evitar muitos acidentes, além de garantir mais segurança para os pedestres. Tomara que alguns condutores respeitem a nova sinalização”, analisou.