Com o objetivo de envolver a cidade e seus prédios históricos na solução de problemas que promovam situação de risco para a população, a Secretaria de Estado de Cultura firma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.
Com o objetivo de conjugar esforços para a implementação de ações conjuntas para a prevenção e segurança contra incêndios nas edificações que compõem o patrimônio histórico e cultural no Centro de Manaus, a Secretaria de Estado de Cultura celebra parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.
Desde 2015, a Secretaria de Estado de Cultura busca a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas para pôr em prática um plano de emergência no Centro Histórico de Manaus, por meio de exercícios simulados de situação de emergência em prédios históricos administrados pelo Governo do Amazonas / Secretaria de Estado de Cultura.
De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, o coronel QOBM Fernando Sérgio Austregésilo Luz, a ideia inicial é aproximar o Corpo de Bombeiros Militar do Centro da cidade, de modo a maximizar as ações de resposta em qualquer acidente. E um exercício como este busca criar uma situação próxima do real, envolvendo o público interno do prédio escolhido, no qual serão verificados vários fatores, dentre os quais, o tempo de ação de retirada das pessoas do local e o tempo de resposta das forças amigas, como Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Detran, dentre outros.
E com o termo de cooperação técnica celebrado, as partes envolvidas terão competências específicas a serem adotadas. À Secretaria de Estado de Cultura cabe o monitoramento e avaliação do termo, cessão de espaço físico e mobiliários, custeamento e manutenção do local de instalação da Guarnição de Bombeiros, além da disponibilização de servidores e brigadistas que serão capacitados profissionalmente para prevenção e combate a incêndio.
Ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, cabe o planejamento e execução das atividades preventivas e de resposta nas edificações que fazem parte do patrimônio histórico, disponibilização de bombeiros militares e efetivo especializado para executar serviço de 24 horas, realização de treinamentos para servidores e brigadistas da Secretaria de Estado de Cultura, implantação de um plano de emergência para o patrimônio histórico do Centro de Manaus, realização de simulados, prevenir e combater incêndios, além de promoção de campanhas educativas para prevenção e proteção do patrimônio cultural do Estado.
As primeiras edificações históricas que serão objeto da parceria celebrada são o Teatro Amazonas, a Biblioteca Pública do Estado, o Palacete Provincial e a Central Técnica de Produção (CTP), espaços administrados pela Secretaria de Estado de Cultura que possuem grandes acervos culturais de valor imensurável e situados no Centro de Manaus.
O envolvimento com o trabalho sério desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas já estava na pauta da Secretaria de Estado de Cultura, que buscava aliar essas ações, ampliando, ainda mais, nossas responsabilidades diárias com a segurança e proteção das pessoas com as quais trabalhamos, com o público que nos visita, com os nossos patrimônios históricos e comunidade. Esse tipo de exercício ajuda a prevenir situações que envolvam risco a pessoas e bens e orienta sobre as atitudes que devem ser tomadas em situações de emergência, declarou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.