Músicos de Manaus se reúnem no calçadão da Ponta Negra, Zona Oeste, no domingo, 13, para o primeiro encontro do Projeto Musical “Aldeia do Choro”, promovido pelo Sesc, em parceria com o grupo Jacobiando. Durante a Roda de Choro, os músicos poderão trocar ideias e experiências sobre o “chorinho”. O encontro, que começa às 9h, tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Idealizado por Rosivaldo Cordeiro, líder do grupo Jacobiando, o“Aldeia do Choro” tem o objetivo de reunir músicos profissionais, estudantes e apreciadores do estilo. Para participar, cada um deve levar para o encontro seu instrumento, o banquinho, estante e sua partitura.
Técnico de música do Sesc, Genivaldo Almeida explica que as partituras podem ser baixadas pelos músicos na fanpage do grupo no Facebook (facebook.com/GrupoJacobiando).
“É um grande encontro ao vivo, onde o músico que chegar com seu instrumento e partitura pode tocar. Os músicos do Grupo Jacó estarão no local fazendo um ensaio aberto e orientando os participantes na execução das peças. Após esse momento, as canções serão executadas em um grande encontro. Isso tudo acontecendo acusticamente, sem sonorização”, explicou Almeida.
Este é um projeto piloto, mas a ideia é que seja realizado ao menos uma vez por mês, sempre aos domingos. O grupo Jacobiando é formado por seis músicos instrumentistas autodidatas que buscam qualidade através da especialização na arte do choro. São os únicos representantes do Estado do Amazonas a fazer parte do Circuito Nacional do Choro por meio dos clubes de choro do Brasil e da Escola Portátil de Música (RJ).
Grupo Jacobiando
Rosivaldo Cordeiro – Líder do Grupo Jacobiando
Cláudio Abrantes – Flauta
Carlos Costa – Multiinstrumentista
Raphael Moraes – Violão
Thiago Rebello – Cavaquinho
Mário Bocão – Pandeiro