Com a proximidade de uma das principais celebrações do calendário cristão – a Semana Santa –, a população se depara com uma grande variedade de Ovos de Páscoa nos supermercados e lojas especializadas. Por isso, a Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) realizou pesquisa de preços para orientar os consumidores, detectando uma variação de até 104% nos ovos de Páscoa nos estabelecimentos comerciais (ver tabela em anexo).
Com a diversidade de marcas no mercado é necessário uma pesquisa por parte do consumidor. “Sempre orientamos a pesquisa de preços, pois há variações de valores de um estabelecimento para o outro, além disso, o consumidor deve ficar alerta aos prazos de validade. É importante que a precificação não supere a diferença entre o ovo mais barato e o mais caro, entre 20%”, alertou o coordenador do Procon Manaus, Alessandro Cohen.
Se depender do gosto da criançada, as atenções se voltam para os que possuem os famosos “brinquedos-surpresa”. Porém, os cuidados devem ser redobrados, inclusive verificando as indicações da faixa etária, se o brinde não possui peças pequenas demais que ofereçam riscos à saúde e, principalmente, se há o selo de inspeção do Inmetro (Instituto de Pesos e Medidas), pois é ele que atesta se o produto possui especificações para garantir a proteção e segurança das crianças.
A dona de casa, Samara Moutinho Sales, 28, mãe de Danilo Gabriel de apenas um ano e cinco meses, escolheu um ovo que trazia um brinde, no valor de R$ 34,00. Para ela, o chocolate de tamanho médio valeu o preço por causa do brinquedo. “Só o carrinho que veio com o ovo valia o preço. Eu não pagaria esse valor somente por poucas gramas de chocolate. Além do mais, meu filho é pequeno e não come chocolate. Então comemos e dei o brinquedo a ele”, disse.
Em tempos de crise, muitos consumidores também dão preferência aos Ovos de Páscoa caseiros por serem os mais baratos. Mas de acordo com o Procon Manaus, é necessário sempre saber a procedência, higiene, qualidade da matéria-prima e dar preferência aos artesãos conhecidos ou recomendados.
Ovos especiais
Um alerta importante é para as pessoas que possuem intolerância à lactose e ao glúten. Existem no mercado produtos sem esses ingredientes, assim como para os diabéticos. O importante é sempre ler no rótulo a composição dos produtos.
Formas de pagamento
O Procon Manaus também orienta que pagamento à vista, débito, crédito ou em cheque deverão ser cobrados o valor de à vista. O comerciante não pode fixar valores mínimos para a modalidade dos cartões ou cheque, orienta o Procon Manaus.
Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor poderá dirigir-se a sede da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), localizada na rua Afonso Pena, 38 – Centro ou ligar 0800 092 0111.