Quem passou pelos terminais de ônibus T3, T4 e T5, nas zonas Leste e Norte, nos últimos três fins de semana, pôde conferir a intervenção urbana “Hip Hop: A Parada Final”, promovida pelo coletivo ‘Orígenas’, com apresentações de B-Boys e DJs. O projeto foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Hip Hop 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Idealizadas pelo rapper Jander Manauara e pelo MC Miguel Maia, as ações atingiram mais de seis mil pessoas por apresentação, realizadas no dia 27 de fevereiro, no T3, Zona Norte; 05 de março, no T4, zona Leste; e 12 de março, no T5, zona Leste. “Foram três etapas e todas de grande sucesso. As pessoas desciam dos ônibus, eram surpreendidas e paravam em frente à roda de break. O projeto será finalizado com um vídeo, envolvendo ainda outros elementos da cultura Hip Hop”, falou Manauara.
Miguel Maia, que tem uma relação de mais de 20 anos com a cultura do Hip Hop, explicou que a ideia de usar os terminais como “palco” para apresentação dos artistas foi justamente de chegar a um público diversificado, tendo como alvo as famílias. “Nos terminais tem o público de ida e de volta. Os que estão chegando e saindo. O que pretendíamos era isso, levar informação sobre os ensinamentos da cultura Hip Hop, seja através da dança com os B-Boys, ou da música com o DJ”, explicou.
Miguel é um dos principais nomes da cultura Hip Hop no Amazonas. Cadeirante, ele é coreógrafo de expressões corporais e, no evento “A Parada Final”, responsável por explicar os elementos e demonstrar, junto com os quatro B-Boys, variações das danças urbanas. O MC, que também é técnico em turismo, disse que a ideia é expandir o “Hip Hop: A Parada Final” para as praças de Manaus.