Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Vacina contra a gripe começa no próximo dia 30

A vacina será oferecida nas unidades de saúde do município.

Por Lívia Nadjanara,
terça-feira, 5 de abril de 2016
 
 
 

Vacina contra a gripe começa no próximo dia 30
Começa no próximo dia 30. / Foto: © José Nildo / Semsa

Começa no próximo dia 30 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). A vacina será oferecida nas unidades de saúde do município para crianças com até cinco anos incompletos, idosos a partir dos 65 anos, grávidas, profissionais da saúde, presidiários e mulheres período puerperal (até 45 dias após o parto), além de pessoas com comorbidades graves.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estima que façam parte desse grupo aproximadamente 390 mil pessoas. O dia 30 de abril será o ‘Dia D’, mas a vacina estará á disposição até 20 de maio. A definição do público a ser imunizado foi definido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), baseado em estudos epidemiológicos que demonstram maior vulnerabilidade destes grupos em relação aos demais grupos sociais e etários.

De acordo com o secretário da Semsa Homero de Miranda Leão Neto, Manaus não tem motivo para antecipar a vacinação, como está ocorrendo em algumas cidades do Brasil, como em São Paulo. “Não temos nenhum caso da doença este ano e não tivemos nenhum caso em 2015”, enfatizou. Homero destacou, ainda, que o município tem alcançado as metas de vacinação. “Historicamente Manaus tem sido campeã nacional não só para essa vacina, mas para outras, como a poliomielite. Aguardamos a população para que possamos atingir a meta novamente este ano e manter a nossa cidade protegida”, disse.

Sobre a Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Estima-se que a doença acometa 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e de 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

Homero alertou que a vacinação é a medida mais eficaz para a prevenção da influenza grave e de suas complicações, no público alvo. Entre outras medidas preventivas, orientou o secretário, estão lavar as mãos, evitar locais fechados e muito cheios e buscar orientação médica em caso de início súbito de febre alta, tosse (geralmente seca), dores musculares, nas articulações, cabeça e garganta, desconforto grave e corrimento nasal.

Os vírus da influenza mudam constantemente. Por isso, a Rede Global de Vigilância da Influenza, uma aliança de Centros Nacionais de Influenza de todo o mundo, monitora os vírus influenza que circulam em humanos, segundo o Ministério da Saúde.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024