Notícias |
Arte Baré e Literatura se encontram no Largo de São Sebastião
De segunda a sexta-feira, de 9h às 12h, e de 13h às 16h. Por Aretha Lins, Secretaria de Estado de Cultura segunda-feira, 11 de abril de 2016
Localizado no Centro de Manaus, o Centro Cultural Largo de São Sebastião, local de grandes espetáculos ao ar livre, é o atual ponto de encontro da população, com arte e literatura, na Galeria Itinerante Manoel Borges e da Biblioteca Volante Elson Farias do Projeto “Mania de Ler”, uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. O container da Galeria Itinerante Manoel Borges e a Kombi da Biblioteca Volante Elson Farias estão abertos ao público, de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h, e de 13h às 16h, no Largo de São Sebastião, com visitação gratuita. Para José Melo, governador do Estado do Amazonas, a iniciativa de promover atividades culturais no Largo de São Sebastião é válida, pois amplia as oportunidades de acesso à cultura: “Oferecemos para nossa população uma programação de qualidade, de forma gratuita. Isso traz para nosso estado reconhecimento por valorizarmos e popularizarmos a arte e a cultura”. O visitante que for ao Largo tem a oportunidade de apreciar a exposição “Produção Baré”, com curadoria do artista plástico Jandr Reis, que reúne 23 obras de artistas locais, como Manoel Borges, Turenko Beça, Jair Jacmont, entre outros, que retratam em suas obras o cotidiano caboclo. Mas, para que gosta de um bom livro, cerca de 600 obras, divididas entre literatura infantil, infanto-juvenil e literatura amazonense, estão disponíveis para leitura no local, onde se encontra uma estrutura composta por expositores de livros, mesas e cadeiras, proporcionando conforto aos visitantes. Vale ressaltar que, em seu acervo, a Biblioteca Volante dispõe de livros infantis em Braille, que promovem a acessibilidade e a inclusão social de crianças e jovens com deficiência visual. “Por meio dessas ações, mantemos o compromisso de oferecer à população oportunidades de contato direto com as artes, de forma que sejam valorizados os artistas locais e incentivado o gosto/prazer pela leitura, entre crianças, jovens e adultos”, comentou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.
Galeria Manoel Borges e Biblioteca Volante Elson Farias Como parte do Plano de Ação 2015/2016 da Secretaria de Cultura do Amazonas, a Galeria Itinerante Manoel Borges iniciou suas atividades em outubro de 2015, levando para os moradores de vários bairros de Manaus a oportunidade de apreciar, dentro da própria comunidade, uma exposição com obras de arte. Seguindo o mesmo princípio, desde 2013, as Bibliotecas Volantes do Programa Mania de Ler, também percorrem diversos pontos da capital, realizando atividades que promovem o incentivo à leitura, para pessoas de todas as faixas etárias. Em 2015 os projetos somaram cerca de 10.000 visitantes, de todas as zonas da cidade, em especial dos bairros periféricos de Manaus, onde crianças e jovens puderam ter um primeiro contato com o mundo das artes.
|
Publicidade
|
||