Sucesso de público, a 10ª Mostra de Teatro do Amazonas, apresenta mais 11 espetáculos até o encerramento, no próximo sábado, 7. Duas apresentações estão programadas para esta quarta-feira, às 17h e 19h, respectivamente. Iniciado no último dia 30, o evento já contabilizou 11 peças montadas e a expectativa é de que tenha um alcance de público de três mil pessoas até o último dia, segundo a Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).
Com programação gratuita, a Mostra acontece em parques, praças e espaços públicos de livre acesso, aproximando as artes cênicas do público em geral. “Este projeto foi contemplado, via edital, no Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2015, e é um exemplo de como a sociedade em geral, associações, produtores e agentes culturais podem propor e ajudar a compor o cenário artístico-cultural da cidade”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.
Na avaliação do diretor e produtor Douglas Rodrigues, vice-presidente da Fetam, eventos como esse são muito importante para valorização da produção local “Temos todas as apresentações lotadas, com pessoas em pé, inclusive, o que demonstra que o público acompanha artes cênicas e que quer ver isso na cidade. Somando 22 apresentações, acreditamos que iremos atingir mais de 3 mil pessoas”, afirmou.
De criança a adultos, a programação da 10ª Mostra de Teatro do Amazonas vem chamando a atenção de todos os tipos de público. No Les Artistes Café Teatro, crianças se divertiram com o espetáculo “Contra Regra”, do ator e diretor Jean Palladino, apresentado na última-segunda-feira, 2. O espetáculo, que traz números circenses e clássicos da palhaçaria, conquistou os pequenos e pais dos pequenos.
Segundo Aline Santos, 26, mãe de Paulo Ricardo, de apenas 4 anos, o filho se divertiu tanto, que ela pretende levá-lo em outras apresentações. “É muito bom poder assistir apresentações como essas, com uma linguagem tão simples e muito engraçada. Ver as gargalhadas do meu filho foi gratificante” disse.
A estudante de Direito, Aline de Jesus, 26, também foi conferir a apresentação do Pequeno Príncipe, da Cia Trilhares, no Les Artistes Café Teatro. “Fiquei sabendo pelo jornal sobre a Mostra, e, como estudo aqui no Centro, e vi que era gratuito, vim conferir. Gosto muito da história do Pequeno Príncipe, que é encantadora e a gente acaba aprendendo muito", afirmou. "O incentivo a cultura é muito importante. Isso estimula o público e o artista", completou.
Programação
04/05
10h – Les Artistes Café Teatro - OUVINDO ESTRELAS - Cia. Amattores
17h – Humor Amazonas – Largo de São Sebastião - AQUI E AGORA COM LADY PARKER - Michel Guerrero
19h – Les Artistes Café Teatro - TABACARIA - Geraldo Langbeck
05/05
10h – Les Artistes Café Teatro - UM FANTASMA PARA SUA MAJESTADE -Grupo T-ART.COM
16h – Anfiteatro Parque dos Bilhares - JOÃO PÉ DE CHINELO - Grupo Manjericão (RS)
19h – Les Artistes Café Teatro - Mò(o)nóhsê - Curso de Teatro da UEA
06/05
10h – Les Artistes Café Teatro - A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE CLOWNS - Cia Língua de Trapo
17h – Parque Rio Negro - JOÃO PÉ DE CHINELO - Grupo Manjericão (RS)
19h – Les Artistes Café Teatro - RECORTES DE MITOS TIKUNAS -Cia. A Rã Qi Ri
07/05
10h – Les Artistes Café Teatro - O MENINO POR DETRÁS DAS NUVENS - AACA – Arte & Fato
18h – Teatro Luiz Cabral - RETRATOS DE QORPO SANTO – Cia. A Rã Qi Ri
20h – Les Artistes Café Teatro - CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO -PERSONA – FACE DOIS - Ateliê 23 - FESTA DE ENCERRAMENTO
OFICINAS:
PRÁTICAS MEDITATIVAS NO TREINAMENTO DO ATOR - 15 vagas - Vanja Poty (Professora de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas) - De 03 a 05 de maio de 2016 - Palacete Provincial (Praça da Polícia) - De 9h às 13h.
COMMEDIA DELL’ARTE - 20 vagas - Márcio Silveira (Ator e diretor do Grupo Manjericão – Rio Grande do Sul) - Dias 04 e 05 de maio de 2016 - Palacete Provincial (Praça da Polícia) - De 9h às 12h