O Les Artistes Café Teatro, no Centro, recebe nesta terça-feira, 27 e quarta-feira, 28, o espetáculo de dança “Direção Múltipla” da bailarina catarinense, Daniela Alves. A apresentação, que ocorrerá às 20h, é promovida pela artista em parceria com o Sesc Amazonas e tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
“Direção Múltipla” é um solo de dança contemporânea contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Viana 2014 que está em circulação pela Região Norte. Apesar de sozinha em cena, o projeto consiste em um trabalho multicolaborativo e foi montado a partir de uma ferramenta online chamada Direção Múltipla Virtual, utilizada de 2013 a 2014, onde a bailarina postava vídeos e contava com a intervenção de um grupo de mais de 200 participantes voluntários.
“A ideia surgiu por uma necessidade de ter pessoas trabalhando junto. Eu trabalhei por dez anos em um grupo e depois que ele acabou fiquei tentando encontrar parcerias para trabalhar, mas não encontrava. Fiquei afastada da dança, mas sentia necessidade de voltar a dançar e veio a ideia de trabalhar solo e percebi que o meio digital seria o melhor jeito de encontrar pessoas. Ao longo do processo vários colaboradores virtuais se envolveram de verdade, participavam com comentários e esperavam novos vídeos e se viram co-autores desse trabalho”, conta a bailarina.
A interação acontecia pormeio de comentários, perguntas e sugestões acerca do experimento, que foram aproveitados e transformados em movimentos físicos para criar e gerar novos vídeos, ou seja, novas formas de dançar dentro do projeto, até a construção de uma dramaturgia singular que sustente um solo.
Para a bailaria este é um trabalho que vai continuar rendendo e se modificando, pois há vários materiais coletados durante a pesquisa e ressaltou que pretende realizar novos projetos usando a ferramenta digital.
“Foi um material bem fértil eu pretendo voltar a vasculhar e experimentar o que não experimentei. É muito material que não tem como se usar em um único projeto, se não a coisa fica prolixa. Além disso, desde quando iniciei em 2014, o espetáculo já se modificou porque me coloco numa situação de abertura, e a cada fim de apresentação, abro para bate-papo, mas claro, não perdendo a essência”, explicou.
Na região Norte, “Direção Múltipla” já passou por Porto Velho (RO) e Rio Branco (Acre) e a expectativa de Daniela é que nos próximos dias, em Manaus, participem pessoas ligadas a dança.
“Geralmente são pessoas relacionadas a dança, profissionais, alunos, mas claro, que é aberto, é gratuito e tem sempre pessoas que não tem nada a ver com dança que assistem, que estão ligadas na programação e isso é interessante”.
Ainda em Manaus, no dia 29, será realizada a oficina téorico-prática em torno dos conceitos abordados pelo Direção Múltipla. Será das 17h às 22h, no Anexo do Casarão das Ideiais. As inscrições podem ser feitas pelo email oficinadirecaomultipla@gmail.com, enviando a carta de intenção e currículo resumido do interessado. Maiores informações podem ser obtidas pelo número 92-2121-5357,
O Les Artistes Café Teatro está localizado na Avenida Sete de Setembro, no Centro. Durante os dois dias, as apresentações serão realizadas às 20h, com entrada gratuita.
Serviço
O que: Solo de Dança Direção Múltipla – com Daniela Alves
Quando: Segunda-feira, 27, Terça-feira, 28, às 20h
Onde: Les Artistes Café Teatro, avenida Sete de Setembro, Centro.
Quanto: Gratuito
Informações: 2121-5357