A parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Corpo de Bombeiros do Amazonas no combate às queimadas ganhou destaque, na manhã desta sexta-feira, 15, na Câmara Municipal. A sessão especial foi realizada em homenagem aos 140 anos de criação da corporação. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Fernando Sérgio Austregésilo Luz, o trabalho conjunto desenvolvido com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) permite maior fluidez das informações e uma ação mais rápida no atendimento a casos de focos de queimada com risco de propagação nas áreas com presença de vegetação na cidade.
O secretario municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, destacou o papel decisivo do Corpo de Bombeiros principalmente neste período de estiagem em que se intensificam as ocorrências de queimadas. “Estabelecemos uma linha direta de comunicação com o Corpo de Bombeiros e contaremos com o apoio da corporação no trabalho de sensibilização que estaremos realizando junto às comunidades”, afirmou o secretário Itamar Mar. A Semmas estabeleceu uma programação de atividades de sensibilização até o final do ano, dentro da Campanha de Combate às Queimadas 2016, que levará informações aos moradores das áreas da cidade, principalmente zonas Norte, Leste e Oeste, onde geralmente são registrados os maiores números de focos.
A Semmas já deu início também à formação de agentes multiplicadores entre servidores de secretarias e órgãos municipais que lidam diretamente com a população para que possam colaborar com o repasse de informações, reforçando a prevenção. Já foram realizadas formações para professores e gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), agentes de endemias e educadores em saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e agentes de sensibilização da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).
Desde a última quinta-feira, 14, a Semmas iniciou o trabalho de orientação nas comunidades sobre o combate às queimadas, com oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos. A primeira ação foi na comunidade Portal da Cachoeira Alta, no Tarumã. Além do repasse de material informativo sobre os malefícios das queimadas, o trabalho consiste também na realização de jogos ambientais e distribuição de mudas.
De acordo com o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, o trabalho faz parte de uma estratégia maior que reúne as entidades que tratam da área ambiental da cidade.