Desde 24 de agosto, a Biblioteca Virtual do Governo do Amazonas disponibiliza obras para acesso e download gratuito, com a valorização e disseminação de conhecimentos sobre a Amazônia.
Nesta sexta-feira, 23 de setembro, têm novas obras sendo lançadas nas prateleiras da Biblioteca Virtual. Idealizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, a Biblioteca Virtual recebe, desta vez, nove obras, com abordagens de temática amazônica, poemas, poesias e peças teatrais, que estarão disponíveis ao público na plataforma online, via endereço eletrônico: http://bv.cultura.am.gov.br/.
O novo conjunto de obras lançadas na Biblioteca Virtual já é o terceiro da programação do Departamento de Literatura da Secretaria de Cultura, que pretende acrescentar à plataforma novas obras a cada 15 dias e possibilitar ao usuário o download delas gratuitamente, sem precisar de cadastro prévio. Essa é a primeira atualização de acervo da Biblioteca Virtual, que sofreu mudança no visual e foi relançada no último dia 24 de agosto.
Destaque para as obras “Da Habitabilidade da Amazônia”, de Djalma Batista, “Biodiversidade Amazônica” – Vol. 1, de Geni Conceição de Barros e “Colonisação e Immigração: Povoamento do Estado do Amazonas”, de Torquato Tapajóz. Esta última, tem edição com a grafia de 1897, foi feita sob encomenda pelo governador Fileto Pires Ferreira, em forma de relatório, e trata de uma reflexão que o autor propõe ao poder público na busca de soluções para um dos mais angustiantes problemas da época: a ocupação humana do Amazonas em busca do desenvolvimento.
Entre as obras, estarão disponíveis também “A Diabólica Mary Spears”, de Denni Alves, “Espanto, Vida e Morte de um Voyeur”, de Nereide Santiago, “Dedicatória”, de Márcia Oliveira, “Poemas sob Pontes”, de Marçal Bezerra, “Coletânea Amazônia Verde”, de Francisco Teixeira Souza e “Interior Inacabado”, de Vicente Neto
Para o diretor do Departamento de Literatura da Secretaria de Cultura, Antônio Auzier, o acesso a obras raras, de autores consagrados e que fizeram a história do nosso Amazonas, é de valor inestimável. “Djalma Batista e Torquato Tapajóz, por exemplo, contribuíram para a construção da nossa história e suas obras carregam muito conhecimento sobre o que fomos e somos. Excelentes fontes de pesquisa à disposição para crianças, jovens e adultos”, disse.
Por meio da tecnologia mobile, o site pode ainda ser acessado com todas as suas funções, via computadores,smartphones e tablets. Embora alguns arquivos não estejam disponíveis na íntegra, as versões completas podem ser solicitadas pelo e-mail acervodigitalsec@gmail.com .