Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Manaus começa a operar sistema de bicicletas compartilhadas

Começaram as primeiras instalações dos mobiliários urbanos.

Por SEMCOM,
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
 
 
 

Manaus começa a operar sistema de bicicletas compartilhadas
Manôbike / Foto: © Divulgação.

Começaram as primeiras instalações dos mobiliários urbanos que vão receber o sistema de bicicletas compartilhadas de Manaus, o Manôbike. O sistema foi adotado pela Prefeitura de Manaus, tendo como empresa operadora a Samba Transportes Sustentáveis, do Grupo Serttel, com patrocínio da Hapvida.

Paralelo à implantação das estações, a Prefeitura atua para garantir maior segurança aos usuários e outros ciclistas, fazendo a implantação de uma rede de ciclorrotas no Centro. Este projeto tem previsão de entrega total para até o final do ano. A rede de ciclorrotas será implantada em etapas, com a primeira fase-piloto sendo entregue junto com o sistema Manôbike.

Estações

Ao todo, serão 11 estações de bicicletas compartilhadas instaladas no Centro, ajudando a disseminar o uso das bikes como meio de transporte alternativo e não poluente. O sistema funcionará de segunda-feira a domingo, das 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24h/dia para devolução.

As estações serão localizadas no Colégio Militar, na Praça do Congresso, Beneficente Portuguesa, Teatro Amazonas, Galeria Espírito Santo, Praça Dom Pedro II, Praça da Matriz/Eduardo Ribeiro, Praça Heliodoro Balbi, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Igreja N.S.
dos Remédios e Parque Jefferson Péres.

A Samba é a responsável pela implantação, operação e manutenção do sistema e assinou Termo de Cooperação com a Prefeitura, após sair vencedora do edital de Chamamento Público lançado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

As estações foram produzidas em módulos e transportadas para Manaus, assim como as bikes, por via aérea, o que reduz o tempo para instalação e implantação.

As bicicletas, cujo sistema é alimentado por energia solar, são 100% nacionais. Serão 110 bikes disponíveis para as 11 estações iniciais, mas a rede poderá ser ampliada futuramente, conforme demanda. O Termo de Cooperação tem prazo de 36 meses e não há ônus para o Município.

Após cadastro no aplicativo e/ou no site, o usuário da Manôbike terá a opção de adquirir o passe diário (R$ 5) ou o passe mensal (R$ 10), e não paga valor adicional desde que use de acordo com as regras do projeto. De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos ininterruptos, quantas vezes por dia o usuário desejar, desde que respeite o intervalo de 15 minutos entre as viagens. Aos domingos e feriados, o uso passa a ser de 90 minutos.

As estações da Manôbike funcionarão alimentadas por energia solar e são interligadas via sistema de comunicação sem fio, redes 3G e 4G, permitindo que estejam conectadas 24 horas por dia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024