Entre os dias 28 e 30 de novembro e 5 e 7 de dezembro, a Fundação Doutor Thomas (FDT), por meio do Programa Conviver – Parque Municipal do Idoso (PMI), está promovendo uma Feira de Artesanato em comemoração ao Natal. As peças estarão em exposição para vendas das 8h às 15h, na Praça dos Arcos, localizada dentro do Parque, na Rua Rio Mar, 1324, Nossa Senhora das Graças.
Dentre os mais de 300 trabalhos que serão expostos pelos idosos, estão toalhas bordadas, artigos de cozinha, almofadas natalinas, jogos de natal e papais noéis, com valores a partir de R$ 5,00 e a entrada é gratuita.
A aposentada Etelvina Pereira, 78, afirma que há dez anos participa das aulas de artesanato do PMI e decidiu incrementar sua renda mensal, vendendo o que produz em sala de aula. Dona Etelvina disse ainda que mora em Iranduba, mas durante a semana vem para Manaus para participar das atividades oferecidas no parque.
“O artesanato começou apenas como uma atividade para o meu lazer, mas depois percebi que poderia ganhar dinheiro fazendo algo que eu gosto. Fico muito feliz em ver que as pessoas gostam das peças que faço e valorizam meu trabalho que é feito com o maior carinho. Tenho várias peças já produzidas e espero vender todas nesta feira”, comentou a idosa.
A professora de artesanato do PMI, Rosângela Brasil, explica que anualmente são realizadas quatro edições da feira: a primeira, em maio, voltada para o Dia das Mães, a segunda dedicada ao Dia dos Pais, uma para o Dia das Crianças e esta última é a de Natal. Segundo ela, no grupo de alunos, há idosas de 60 a 90 anos.
“As peças foram todas feitas com muito amor e dedicação pelas idosas. Nesta edição temos muitos artigos natalinos para presentear os entes queridos e também para decorar a casa como almofadas, caminhos de mesa, guirlandas e artigos especiais para a data” comentou a professora, convidando todos para participarem.
De acordo com a diretora-presidente da FDT, Martha Cruz, esse é um evento de bastante público no Parque Municipal do Idoso. Destacou, ainda, que a feira tem como objetivo divulgar o trabalho dos idosos que participam das aulas de artesanato e gerar uma renda extra para eles.
“Através dessa atividade podemos divulgar o talento dos nossos usuários, além de mostrar o trabalho que é desenvolvido por eles durante o ano. A exposição permite que os idosos percebam o artesanato como fonte de renda e, também, trabalha sua autoestima.”, salientou a diretora-presidente, Martha Cruz.