Notícias |
Exposições de pratos artísticos e cartões celebram o Natal
Paropsidis Poetics e Cartões de Natal da Cultura fazem parte da programação. Por Secretaria de Estado de Cultura, terça-feira, 13 de dezembro de 2016
Paropsidis Poetics e Cartões de Natal da Cultura fazem parte da programação “Um Amor de Natal” para o mês de dezembro.
Tempo de Natal é tempo de festa, de recordar o ano que passou, e principalmente, lembrar o nascimento do Menino Jesus. E nesse clima de alegria, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura realiza, a partir desta terça-feira (13), as exposições Paropsidis Poetics e Cartões de Natal da Cultura. As exposições acontecem na Galeria do Largo, e vão até o dia 11 de janeiro.
A exposição Paropsidis Poetics (Prato Poético) conta com a curadoria do artista plástico Jair Jacqmont, e utiliza o prato como moldura composicional para a criação. Segundo o curador, a ideia é usar os objetos do cotidiano para trabalhar com novas possibilidades estéticas para a arte. “Nosso cotidiano foi invadido por dezenas de objetos que, de tão corriqueiros, passam despercebidos por nós. A arte nunca é estética, e sempre nos permite trabalhar com novas possibilidades, como o prato”, ressalta.
Já a exposição Cartões de Natal da Cultura, sob a curadoria também de Jair Jacqmont e de Sandra Praia, mostra os cartões de Natal produzidos e enviados pela Secretaria de Estado de Cultura a autoridades e pessoas notáveis de 1999 até 2016, e trazem alguns projetos originais como desenhos em nanquim, aquarelas, ilustrações e desenhos com inspiração do período gótico até a técnica digital utilizada por muitos artistas.
“A tradição de enviar cartões de Natal em nome da equipe da Secretaria de Cultura começou quando o secretário Robério Braga assumiu a gestão da pasta, e de lá pra cá, temos enviado cartões cada vez mais bonitos para aqueles que são nossos parceiros na realização de eventos”, afirmam os curadores.
Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, com essas duas exposições, a Galeria do Largo dá mais um passo em direção à excelência, expondo ao público itens que, ao mesmo tempo em que são corriqueiros, são especiais. “A Galeria, em dez anos de existência, é reconhecida pela realização de exposições extraordinárias que proporcionam grande satisfação e geraram vários momentos de contemplação da arte nacional e internacional”, salienta.
|
Publicidade
|
||