“Não importa se é 30, 40, 70... a felicidade é o amor”. Para comemorar seus 30 anos de tradição, a Banda do Boulevard escolheu cantar o que lhe faz grandiosa: a alegria do amor e, em referência à idade da banda, a força da mulher em sua melhor fase, os 30 anos. Ao som da música-tema desse ano, milhares de pessoas lotaram desde o início da tarde deste domingo, 19/2, a avenida que dá nome à banda, Boulevard Álvaro Maia, na zona Centro-Sul da cidade.
“Carnaval é bom para brincar com responsabilidade. Nesse sentido, a Prefeitura de Manaus tem atuado com iniciativas de combate à exploração infantil e integração entre os órgãos. Além disso, apoiamos com estrutura de som, palco e iluminação 100 bandas e blocos de rua, por meio de edital. É com muita alegria que, dessa forma, ajudamos a preservar o Carnaval de Rua da capital, conforme a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, como uma manifestação cultural legítima e popular”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.
Além da marchinha-tema da banda, o som ficou por conta de outras atrações convidadas para cantar no palco do evento: Anjinhos do Boulevard, Bem Brasil, bateria do Boulevard, Vitória Régia e do Reino Unido da Liberdade, além da cantora Keila Regina e Grupo Amigos do Pagode, como atração nacional.
Fantasiado de “Capitão América”, o folião William da Silva já estava desde cedo no clima da festa. “É minha primeira vez na Banda do Boulevard, mas já estou adorando. É uma banda que tem tradição, reunindo público maravilhoso com muito amor e Carnaval”, afirmou.
Fundada por moradores da avenida, em fevereiro de 1987, a Banda do Boulevard é um dos blocos tradicionais da cidade contemplados com apoio de estrutura por meio de edital da Manauscult. A programação do Carnaval de rua continua até 12 de março, e pode ser conferida na íntegra aqui: http://bit.ly/carnavalderuamao.
Bhaixa da Hégua
Já na zona Sul da cidade, no bairro de Educandos, a tradicional carreata abriu a Banda da Bhaixa da Hégua. Homenageando a fauna e a flora amazônica, a banda comemorou sua 26ª edição, animando os foliões pelas ruas do bairro. A programação iniciou às 17h, reunindo moradores da região e bairros próximos.
A aposentada Maria do Carmo Vasconcelos, 66, chegou cedo para acompanhar o desfile da Hégua. "Sou moradora do Educandos e já fui muito de folia, mas agora fico em casa vendo o Carnaval passar. Esse ano, minha sobrinha foi convidada para ser rainha da banda e eu vim prestigiar. Há tempos eu não brincava um Carnaval assim", contou ela.
O presidente da Bhaixa da Hégua, Alcides Castro, comandou a folia e contou que, além da diversão, a banda tem um papel social. "Este ano viemos em defesa da fauna e da flora. É Carnaval, é alegria, mas é também uma oportunidade de alertamos a população para um assunto importante, a preservação da Amazônia", pontuou.