Os frequentadores do Complexo Turístico da Ponta Negra ganharam reforço na segurança ao longo de toda extensão do balneário. Além da Guarda Civil Metropolitana, que já atua com efetivo na área, a Polícia Militar vai intensificar as rondas e a permanência ao longo do parque, dando mais tranquilidade a quem usa e trabalha no local.
As áreas que receberão melhoria na abordagem policial foram definidas em visita realizada nesta terça-feira, 7/3, pelo presidente do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Cláudio Guenka, policiais militares e membros da comissão da Ponta Negra. Conforme o comandante do CPA Oeste, tenente coronel Ronaldo Brito, desde o início do mês o policiamento já havia sido reforçado.
“Desde o início do mês, após reunião com o presidente do Implurb, o policiamento tem sido reforçado e já sentimos o reflexo positivo no último fim de semana. Vamos montar operações conjuntas na área e intensificar ainda mais o patrulhamento para inibir furtos e roubos, tanto a carros quanto a transeuntes e bens particulares”, fala o tenente coronel.
Para Cláudio Guenka é fundamental dar aos usuários a tranquilidade e a segurança de visitar um dos mais belos cartões-postais de Manaus. Conforme o presidente do Implurb, hoje o patrulhamento no Complexo da Ponta Negra é feito na praia, no calçadão e no entorno com um quadriciclo, duas motos, uma viatura e uma viatura de supervisão. Todos com atendimento 24h.
“O quadriciclo tem acesso direto a areia, com uma dupla de policiais. E com a expansão no policiamento, o serviço receberá um segundo quadriciclo para a realização desse trabalho”, informa.
A área do bairro da Ponta Negra e do Complexo Turístico da Ponta Negra é atendida pela 19ª Cicom. A linha direta com a PM na área é feita pelos telefones (92) 99392-2456 e 98842-1763.
Importante observar
Os frequentadores da Ponta Negra precisam observar horários e regras do balneário que estão disponibilizadas em placas informativas instaladas, desde o calçadão até a praia, e que ajudam no controle e na segurança.
Na praia, além do horário de funcionamento indicado para banho - até às 17h - e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. Diariamente, equipes permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, atuam dando apoio à retirada de banhistas das águas antes de 17h.
É importante respeitar as normas de uso da praia e não ultrapassar o cordão de isolamento, que indica a área de segurança dentro da água. Também é recomendado aos banhistas que evitem entrar na água alcoolizados, diminuindo os riscos de afogamentos e outros acidentes.
Durante a semana, o Corpo de Bombeiros conta, diariamente, com uma equipe de 12 salva-vidas na área da praia distribuídos por todo o perímetro. Nos finais de semana, devido ao aumento do número de usuários, o contingente aumenta para até 30 socorristas que se revezam em turnos.
A praia está aberta para banho no rio até às 17h. Após esse horário, pelas normas do parque, é proibido entrar na água e não há mais salva-vidas no local.