Notícias |
Moção de Apelo por nomeação urgente de mais Defensores Públicos
Com apoio de 23 parlamentares, a moção é de autoria do deputado estadual Berlamino Lins (Pros). Por Murã Comunicação Integrada, quinta-feira, 30 de março de 2017
Uma Moção de Apelo Coletiva que pede urgência na nomeação dos 57 classificados do concurso da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), de 2013, será encaminhada ao governador José Melo pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). Com apoio de 23 parlamentares, a moção é de autoria do deputado estadual Berlamino Lins (Pros).
Segundo o deputado, data de 10 de setembro de 2013 a homologação do resultado final do certame, onde 157 foram aprovados, dos quais 57 aguardam nomeação nos termos da Lei Complementar Estadual nº 01, de 30 de março de 1990, e da Resolução nº 003/2012-CSDPE/AM.
“Estamos formulando um grande apelo ao governador porque nos preocupamos com a validade do concurso que se encerra em 10 de setembro de 2017 e tendo em vista a premente necessidade de defensores públicos para o atendimento das grandes demandas do Estado”, comenta o parlamentar.
Ainda de acordo com Belarmino, a presença do defensor no interior é necessária para uma prestação de serviços jurídicos eficazes, como orientação jurídica e defesa da população de baixa renda que não tem condições de custear um advogado particular; promoção de solução extrajudicial de litígios; difusão de direitos humanos; defesa da criança e do adolescente, bem como do idoso, das pessoas com deficiência, da mulher vítima de violência doméstica e dos grupos vulneráveis em geral; patrocínio da ação penal privada e subsidiária da pública; reparação dos direitos das vítimas de tortura, abuso e discriminação.
|
Publicidade
|
||