Nos dias 22 e 23 de junho, o Musa do Largo São Sebastião, no Centro, recebe o espetáculo de dança “Apoena – Aquele que vê longe”. Nos dois dias apresentação ocorrerá às 19h. O valor da entrada ficará por conta do público com o sistema “Quanto vale a arte”.
Interpretado pela bailarina e produtora cultural, Francis Baiardi, o espetáculo é inspirado na cultura indígena. “A concepção do espetáculo aconteceu a partir de uma residência artística na Aldeia Indígena Saterê Mawé Sahu–Apé, buscando vivenciar todo o cotidiano indígena in loco”, comentou.
Francis explica que o espetáculo tem como alicerce a cultura ameríndia que visa falar do indígena na contemporaneidade assim como as peculiaridades culturais e regionais. “Apoena – Aquele que vê longe aborda questões humanas e sensíveis para o universo artístico; a realidade vivida pelos indígenas e a frieza de como são tratados por causa do processo de “deseducação” obtido por alguns”, destacou.
O Espetáculo de Dança Apoena - Aquele que vê Longe foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 e conta com produção da Contem Dança Cia. e Ana Carolina Souza, Projeto de Luz de Carol Calderaro; operação de iluminação Diego Batista; músico Paulo Pereira; arte corporal de Saterê Sahu e cenografia de José Batista e Francis Baiardi, que assina também a direção e figurino do espetáculo.