Será inaugurada no próximo domingo, 1/10, no Passeio do Mindu, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, a partir das 15h, a pista de skate do Projeto Do It Yourself (DIY), resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Levi’s Skateboarding. O espaço recebeu a implantação de obstáculos que formaram uma pista alternativa de skate para os adeptos da modalidade.
Manaus é a primeira capital brasileira a receber esse projeto que contou com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), gestora do Passeio do Mindu.
A pista segue os preceitos da cultura Do It Yourself, que traduzindo significa “Faça você mesmo”, e foi construída pelos próprios skatistas que formam a equipe da marca, juntamente com a comunidade esportiva local.
Para a execução do projeto vieram a Manaus os skatistas Otávio Neto, Thomas Santos, Henrique Periano, Paulo Barata e Emanuel Rezende.
“Isso é uma cultura que vem desde o início do skate de construir os próprios obstáculos. E aqui estamos colocando isso em prática com todo o suporte que a prefeitura está nos dando e com o reaproveitamento de material”, disse o skatista Henrique Periano.
Além da realização da obra em si, também estão sendo feitos registros de imagens sobre a execução do trabalho, cultura e belezas locais. Para isso também vieram os videomakers especializados em skate José Luiz e Wesley Silva, além do fotografo Heverton Ribeiro.
“A ideia é vir para construir junto com a comunidade local e também conhecer e mostrar a cultura, gastronomia e o patrimônio histórico da cidade”, explicou Ribeiro.
Reaproveitamento
Grande parte do material da obra foi reutilizado como entulho, blocos de concreto, dentes de dragão e tubos de drenagem profunda. Todo o material e maquinário foi cedido pela Seminf.
O projeto DIY foi apresentado em junho deste ano ao prefeito Arthur Virgílio Neto, que designou como espaço para a realização das intervenções a área das quadras do Passeio do Mindu. O projeto existe há quatro anos e já teve pistas implantadas nos Estados Unidos, Índia, Equador e Colômbia. Na ocasião, o prefeito Arthur Virgílio destacou a importância da parceria para a cidade de Manaus e o reforçou que ela significa à prática do skate, hoje um esporte olímpico.
“Essa parceria é um exemplo, pois propôs a criação de um espaço público voltado para um esporte de massa que possui mais de oito milhões de praticantes no Brasil. Essa atitude dos skatistas em fazer a parceria com o município deveria ser seguida por outros segmentos”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.
O projeto tem como diferencial o fato de ser desenvolvido a partir de intervenções sugeridas pelos próprios skatistas em espaços considerados ociosos e que já são utilizados eventualmente pelos praticantes do esporte.
Átila dos Santos é skatista e frequenta diariamente o Passeio do Mindu. Ele fez questão de ajudar todos os dias na construção do obstáculo e ficou muito feliz pelo projeto ter contemplado a localidade.
“É um sonho para gente ter uma pista construída pelos próprios skatistas. Ajudei porque sei que é nosso e vai fazer com que o skate local evolua cada vez mais”, declarou o skatista.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou o caráter sustentável do projeto. “Estamos hoje num momento de fortalecimento das parcerias com a iniciativa privada e setores da sociedade, e termos a Levi’s dando esse exemplo de resiliência para todos nós é de suma importância”, explicou Antonio Nelson. Nesta sexta-feira, os executivos da Levi’s visitaram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé.