Notícias |
`Romances` de Beethoven abrem agenda de concertos matinais
Programação nos Centros Culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça. Por Secretaria de Cultura do Amazonas, terça-feira, 31 de outubro de 2017
Programação nos Centros Culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça terá concertos e recitais de música vocal e instrumental, aos sábados e domingos, com entrada gratuita
O recital “Beethoven Romances” marca o início de uma agenda de espetáculos nos Centros Culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça, nas manhãs de sábado e domingo, em todo o mês de novembro. A programação traz recitais e concertos de música vocal e instrumental, aos sábados, no Palácio Rio Negro, e aos domingos, no Palácio da Justiça, sempre às 11h e com entrada gratuita, numa realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
Abrindo o calendário, o recital de violino e piano “Beethoven Romances” será apresentado no Palácio Rio Negro, no sábado (4), e no Palácio da Justiça, no domingo (5). Capitaneado pelos instrumentistas amazonenses José Jonas Júnior (violino) e Bruno Nascimento (piano), o programa terá três peças de Ludwig van Beethoven (1770-1827), com destaque para os dois “Romanzen” – “romances”, em português – do gênio alemão.
“Os ‘Romanzen’ para violino e orquestra são escritos na primeira fase criativa de Beethoven, quando o compositor está absorvendo a estética composicional de seu tempo”, afirma Jonas Jr., que dedicou às duas peças, escritas entre 1798 e 1801, a pesquisa de mestrado que defendeu na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART/IPCB), em Portugal, no ano passado.
As composições, acrescenta Jonas Jr., revelam “a simplicidade e a genialidade” de Beethoven num período que muitos estudiosos veem como a primeira fase musical do compositor germânico. “Nessas obras, é possível observar que a sua proclamação de ser o poeta dos sons se faz jus de maneira notória”.
Completando o repertório do recital, Jonas Jr. e Nascimento apresentam ainda o “allegro” da “Sonata para piano e violino em fá maior (Primavera)”, composta na mesma época dos “Romances”. Antes da apresentação e entre uma composição e outra, os músicos também aproveitam para conversar com o público, revivendo um pouco da história de Beethoven e revelando curiosidades sobre o compositor e as obras escolhidas para o programa do espetáculo.
Formação – A programação de espetáculos matinais nos fins de semana no Palácio Rio Negro e no Palácio da Justiça faz parte de uma ação regular promovida pelos Corpos Artísticos da SEC para aproximar o público da música vocal e instrumental. As apresentações têm a participação de músicos e regentes da Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), Coral do Amazonas e de outros conjuntos mantidos pela Secretaria, entre grupos profissionais e de formação.
“São apresentações voltadas para a formação de público, realizadas nos espaços culturais e em horário acessível a pessoas de todas as idades. Os músicos conversam e interagem com a plateia. A proposta é levar a família para dentro do universo da música, instrumental e vocal, desde o pequeno espectador até o adulto”, resume Marcelo de Jesus, maestro e diretor de Corpos Artísticos da Secretaria.
Seguindo esse ideal, os concertos matinais realizados nos espaços culturais seguem formatos e linhas musicais bastante diversificadas. “Já tivemos séries como ‘Café Concerto’, com a OCA, e ‘Piano Manaus’, além de diversos espetáculos temáticos – concertos de músicas para bebês, de música sacra e, mais recentemente, em comemoração aos 130 anos de Heitor Villa-Lobos, por exemplo”, enumera De Jesus.
Agenda – Após o “Beethoven Romances”, a programação musical das manhãs de sábado e domingo nos Centros Culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça segue com atrações diversas ao longo do mês de novembro.
No Palácio Rio Negro, a agenda inclui apresentações do Madrigal da Casa de Música Ivete Ibiapina, sob a regência de Natália Sakouro, no dia 11; e do Grupo Vocal do Coral do Amazonas, conduzido por Zacarias Fernandes, no dia 18; mais um recital de canto e piano com a mezzo-soprano norte-americana Leneida Crawford e a pianista Joana Cunha de Holanda, no dia 25.
O Palácio da Justiça, por sua vez, deverá receber a apresentação do Madrigal da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o maestro Adroaldo Cauduro, no dia 12; o recital “Amazônia Encanto”, com Amanda Aparício e Hugo Pinheiro, no dia 19; e um recital de trombone e piano com Hugo Pinheiro e Marcelo de Jesus, no dia 26.
Quem são – Natural de Manaus, José Jonas Júnior iniciou sua formação musical no violino no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, sob a orientação de Elena Koynova. Seguindo seus estudos, graduou-se no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fez seu mestrado na ESART/IPCB, em Portugal. Foi integrante da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica (OEAF), e hoje atua como músico convidado da Amazonas Filarmônica em alguns programas.
Nascido em Manaus, Bruno Nascimento começou seus estudos em música no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. É graduado em Música pela Ufam, com mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Missouri-Columbia, nos Estados Unidos. Foi primeiro pianista da OEAF e atuou como regente convidado à frente da OCA e da Amazonas Filarmônica. Atualmente é professor do curso de Música da Faculdade de Artes (Faartes) da Ufam.
Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).
PROGRAMA
Allegro da “Sonata para piano e violino em fá maior, op. 24 (Primavera)” (1800/1801)
PROGRAMAÇÃO
Centro Cultural Palácio Rio Negro
Centro Cultural Palácio da Justiça
Serviço: Recital “Beethoven Romances”, com José Jonas Júnior e Bruno Nascimento
|
Publicidade
|
||