Vinte e um navios e aproximadamente 22 mil turistas de diferentes nacionalidades em Manaus. Este é o saldo da Temporada de Cruzeiros 2017/2018 que encerrou na manhã desta quarta-feira, 2/5. O último navio a atracar no porto da capital amazonense nessa temporada foi o M/S Bremen, com 245 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação.
De bandeira das ilhas Bahamas, a embarcação iniciou viagem em Iquitos, no Peru. No Amazonas, passou por Tabatinga, Manaus e passará pelo porto de Anavilhanas, nesta quinta-feira, 3/5. Em seguida, entrará no território do Pará, onde encerrará a viagem na capital, Belém.
O navio encerra a Temporada de Cruzeiros que iniciou em setembro do ano passado. De acordo com o diretor de Turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), João Araújo, a Temporada de Cruzeiros representa a consolidação de um segmento que vem sendo trabalhado com empenho pelos agentes envolvidos no processo de receptivo dos cruzeiros.
“Não lembro outra cidade brasileira onde exista uma experiência diferenciada no sentido de acolhimento desse turista. Aqui, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus oferecem uma experiência cultural logo na chegada do turista, com dançarinos de boi-bumbá ou ciranda. Além disso, a Prefeitura entrega artesanatos indígenas como souvenir e mapas bilíngues. Este último, inclusive, tem sido considerado o melhor mapa até agora, na avaliação dos turistas”, destacou João Araújo.
Das 21 embarcações que passaram por Manaus nesta temporada, os navios M/S Astoria, M/S Viking Sea, M/S Viking Sky, M/S Albatros e M/S Silver Muse estiveram na capital pela primeira vez. Ainda segundo João Araújo, a cada temporada a qualidade do receptivo ao turista é superado.
“Trabalhamos para que esse turista volte. Temos um público diferenciado, de diversas nacionalidades, formadores de opinião, com alto poder aquisitivo. Logo, isso permite imaginar que esses turistas saindo daqui satisfeitos farão uma boa propaganda e trarão mais turistas a Manaus”.
De 2013 a 2018, 94 embarcações e quase 96 mil turistas estiveram na capital amazonense durante as temporadas de cruzeiros.