Notícias |
Ministro da Defesa desembarcará em Tefé (AM), dia 9
Aniversário de 25 anos de instalação da Brigada das Missões. Por Carla Mezulan, 16ª Brigada de Infantaria de Selva terça-feira, 6 de novembro de 2018
Ministro da Defesa desembarcará em Tefé (AM) para participar do aniversário de 25 anos de instalação da Brigada das Missões e conhecer os resultados das operações realizadas em 2018 Na próxima sexta-feira (9), o Ministro de Estado da Defesa, General de Exército Silva e Luna, desembarcará em Tefé (AM) para participar do aniversário de 25 anos de instalação da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), “Brigada das Missões”, em Tefé, e conhecer os resultados das operações realizadas em 2018. O Gen Silva e Luna comandou a 16ª Bda Inf Sl no período de abril de 2002 a abril de 2004. Ao total, foram realizadas 31 operações no alto e médio Solimões desde o mês de janeiro, com destaque para a apreensão de quase seis toneladas de drogas. Esta unidade, além das missões constitucionais, tem a previsão legal de combater e coibir crimes transfronteiriços, como agressões ao meio ambiente, biopirataria, narcotráfico, contrabando e garimpo clandestino. Além do Ministro da Defesa, estarão presentes o Comandante Militar da Amazônia (CMA), General de Exército César Augusto Nardi de Souza, o Comandante Militar do Norte, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o antigo Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, e mais quatro generais do Exército Brasileiro, ex-comandantes da 16ª Bda Inf Sl, General de Exército Renato Joaquim Ferrarezi, General de Divisão Carlos Roberto de Souza Peixoto, General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho e General de Brigada Édson Skora Rosty, atual Chefe do Estado-Maior do CMA, e o Comandante da Brigada das Missões, General de Brigada Cristiano Pinto Sampaio. A atividade ocorrerá em decorrência dos 25 anos de instalação da 16ª Brigada de Infantaria de Selva em Tefé, e 47 anos de criação da Brigada das Missões. Na ocasião, também será realizada uma formatura comemorativa e a inauguração de um espaço cultural, que contará a história da Brigada. O espaço será uma homenagem ao General de Brigada Geraldo Luiz Nery da Silva, primeiro Comandante da 16ª Bda Inf Sl, de janeiro de 1993 a fevereiro de 1994. Em 25 anos de atuação no Médio e Alto Solimões, a Brigada das Missões reforça sua presença na região amazônica, sendo responsável por uma área de 466.000 km2, que abrange 17 municípios do Amazonas: Tefé, Fonte Boa, Coari, Japurá, Maraã, Uarini, Alvarães, Juruá, Carauari, Jutaí, Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Tonantins e Santo Antônio do Içá. Além disso, marca os limites da fronteira com a Colômbia e com o Peru, na destacada atuação dos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF): Palmeiras do Javari (1º PEF), Ipiranga (2º PEF), Vila Bittencout (3º PEF) e Estirão do Equador (4º PEF).
A Brigada das Missões tem como lema a UNIÃO, FORÇA, CORAGEM e DETERMINAÇÃO, e se caracteriza por estar sempre alerta, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de modo que o serviço de resguardar a fronteira nunca para. Em 30 de março de 1992, foi desencadeado o processo de transferência da Brigada das Missões, de Santo Ângelo (RS) para a Região Amazônica. Por Decreto Presidencial, de 08 de julho de 1992, foi desativado o Comando da 16ª Bda Inf Mtz, em Santo Ângelo, e reativado em Tefé (AM), naquela mesma data, com a denominação de Comando da 16ª Bda Inf Sl, sendo esse subordinado diretamente ao Comando Militar da Amazônia. A transferência da Brigada da Região Sul para a Região Norte deu-se em duas fases: a primeira constituiu-se no deslocamento do Escalão Avançado para a cidade de Manaus(AM), onde, no dia 23 de abril de 1993, o Comando da Brigada instalou-se, em caráter transitório, nas dependências do 2º Grupamento de Engenharia de Construção. A segunda fase caracterizou-se pelo deslocamento definitivo para o seu destino final, a cidade de Tefé/AM, que ocorreu a partir do mês de maio daquele ano. Atualmente, o Comando da 16ª Bda Inf Sl encontra-se instalado em um moderno Quartel-General e a Brigada está constituída da seguinte forma: Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol/8°BIS), em Tabatinga/AM, e 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS), 16ª Base Logística de Selva (16ª Ba Log Sl), Companhia de Comando da 16ª Brigadad de Infantaria de Selva (Cia C/16ª Bda Inf Sl), 16º Pelotão de Comunicações de Selva (16º Pel Com Sl) e 34º Pelotão de Polícia do Exército (34º Pel PE), em Tefé (AM).
Na história do Exército Brasileiro, tem sido comum a transformação e transferência de sede de organizações militares. Tais eventos, que envolvem uma gama variada de providências nos diversos campos da administração são motivados, via de regra, por objetivos estratégicos ou estruturais. O quê: Visita do Ministro da Defesa e de Generais do Exército Brasileiro, por ocasião do aniversário de 25 anos de instalação da Brigada das Missões. Quando: 09 de novembro de 2018, às 8h. Onde: Aeroporto de Tefé, 16ª Brigada de Infantaria de Selva, Comunidade da Missão. No município de Tefé (AM).
Programação:
|
Publicidade
|
||