Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Governo do Amazonas e Ministério do Turismo lançam tipologia de barco-hotel

Contemplando excursionistas que se deslocam para cidades como Parintins, Barcelos, Borba, Novo Airão.

Por Valter Junio, AMAZONASTUR
terça-feira, 12 de novembro de 2019
 
 
 

Governo do Amazonas e Ministério do Turismo lançam tipologia de barco-hotel
Lançamento da tipologia de barco-hotel como meio de hospedagem. / Foto: © Manausonline

A medida contempla excursionistas que se deslocam para cidades como Parintins, Barcelos, Borba, Novo Airão


O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, lançaram, na tarde desta segunda-feira (11/11), a tipologia de barco-hotel como meio de hospedagem no programa Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), coordenado pelo Ministério do Turismo (Mtur). A inclusão do barco-hotel foi um pleito levantado Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e referendado pelo Mtur, após a empresa apresentar nota técnica destacando a importância do meio de hospedagem para o desenvolvimento do setor.

Em cerimônia realizada no rio Negro, a bordo do navio Rio Negro Queen, o governador Wilson Lima entregou os certificados aos operadores do trade, que atuam com barcos-hotéis no turismo amazonense e destacou a importância da certificação para o segmento no estado.

“Mais do que um sonho, é uma necessidade do estado do Amazonas, uma vez que isso já acontece naturalmente, das pessoas utilizarem as embarcações como meio de hospedagem. Hoje nós estamos recebendo aqui o representante do Ministério do Turismo, dando essa tipologia, e isso vai ser muito importante para quem trabalha nessa atividade, para o operador de turismo, para alguns destinos em que isso já acontece efetivamente, como é o caso, por exemplo, de Parintins, onde nós temos a maior quantidade de visitantes hospedados em embarcações”, afirmou o governador.

O secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, destacou a importância do Amazonas para o turismo nacional e o impulsionamento de iniciativas novas para o setor dentro da Amazônia.

“Desde a nossa chegada esse ano junto ao Ministério, essa demanda veio fortemente aqui do estado, e nós entendemos que isso é quase como um pedido de desculpas. Porque isso aqui não estava sendo reconhecido, com um trabalho tão 'premium'. Saio daqui muito mais feliz, sabendo que a embarcação também é produzida, que ela também é construída aqui. Então, a gente tem um serviço, a gente precisa ter mais descobrimento desse Brasil. Essa aqui é uma modalidade extremamente 'premium' de turismo, com pesca, com contemplação, com ecoturismo, e esse estado tão rico, que tem tanto a colaborar, dá mais um passo adiante, promovendo isso aqui”, disse Malab.

A diretora-presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, destacou o crescente número de empreendimentos turísticos e de prestadores de serviços turísticos do Amazonas devidamente cadastrados junto ao Ministério, dando ao estado e ao turista, maior segurança e confiabilidade.

“Isso aqui é a tipificação dentro do Cadastro Nacional. Então, na hora que está no cadastro, qualquer pessoa tem acesso. E nós, como órgão que promove o destino Amazonas, já promovemos esse barco-hotel, toda essa característica. Então, todo mundo pode ter acesso, buscar no seu agente de viagem que está aqui para todo mundo usufruir dessas belezas. Mas o importante é que está hoje no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos”, ressaltou a titular da Amazonastur.

Do Amazonas para o Brasil - Diferenciado do restante do país por integrar a maior bacia hidrográfica do planeta, o Amazonas possui dezenas de barcos de turismo que atuam como barcos-hotéis, todavia, não eram certificados como meio de hospedagem. Antes da certificação entrar em vigor em outubro deste ano, os barcos eram cadastrados como equipamentos turísticos das operadoras de turismo e como meio de transporte.

A medida contempla excursionistas que se deslocam para cidades como Parintins, Barcelos, Borba, Novo Airão, entre outros municípios, onde participam dos principais festejos culturais e religiosos, uma vez que a capacidade hoteleira nas comunidades não supre a demanda dos visitantes, que optam por se hospedar em barcos-hotéis.

Durante a cerimônia, quatro agências de turismo que operam com barcos-hotéis receberam a certificação de meio de hospedagem. São elas: Amazônia Expeditions, Amazon Cliper Cruiser, Queen Amazônia e Juliana TUR Ltda.

Cadastur - Conforme o Ministério do Turismo, a participação no Cadastur é obrigatória para agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e também para os guias de turismo. Além disso, a iniciativa promove o ordenamento, a formalização e a legalização destes prestadores. A maioria dos programas e ações do Ministério do Turismo voltados para os municípios e empreendedores, como o financiamento de projetos, exige o número do Cadastur. Além de garantir diversas vantagens e oportunidade de negócios, o programa também é uma importante fonte de consulta para o turista, com mais de 90 mil prestadores de serviços.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024