Notícias |
Como agir em caso de aparecimento de Animais Silvestres em Áreas Urbanas
A principal recomendação é nunca tocar no animal e solicitar ajuda de órgãos responsáveis. Por Cultura Amazônica, sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
A principal recomendação é nunca tocar no animal e solicitar ajuda de órgãos responsáveis. Em Manaus, a maior incidência de animais resgatados é de jiboia, mucura, iguana e aves. São comuns notícias sobre aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas de Manaus, principalmente de cobras. Segundo a Gerência de Fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam, a jiboia é a espécie mais encontrada. “Até o final de novembro, o Ipaam resgatou 653 animais silvestres, sendo que a maioria são cobras da espécie jiboia, seguida de iguana, mucura e aves em geral”, informou o responsável pela Gerência de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia. Não é sempre que o resgate ocorre, pois quando uma cobra é encontrada pela população, devido ao medo, principalmente pelo seu tamanho, acabam sendo mortas quando encontradas em áreas urbanas. No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que a jiboia não apresenta grande perigo, pois ela somente apresenta comportamento de defesa, quando se sente ameaçada. Para evitar com que a população vitime jiboias e outros animais silvestres, um grupo de especialistas, formado por Médicos Veterinários e Biólogos idealizaram uma ação educacional para sensibilizar o público sobre como proceder quando avistar algum animal silvestre em área urbana e informar quais órgãos governamentais devem ser acionados nestes casos. Este bate-papo acontecerá no próximo sábado (07/12), das 10 às 12h, no Pet Shop e Consultório Veterinário Pet Sam, localizado na avenida Duque de Caxias, número 419, centro da capital amazonense, com a presença confirmada dos Médicos Veterinários Jéssica Antunes – CRMV 1131 e Salomão Leão – CRMV 1139, e do Biólogo e apresentador de TV Rodrigo Hidalgo – CRBio 103971. “Este tipo de ação educativa é extremamente importante em nossa região, que é cercada por floresta, possuindo uma rica fauna silvestre. Muitas vezes, por falta de conhecimento, as pessoas acabam agredindo e matando os animais, principalmente serpentes. Queremos ao mesmo tempo desmistificar o comportamento de animais silvestres, alertar sobre sua grande incidência na área urbana de Manaus e informar sobre quais procedimentos devem ser adotados quando são encontrados”, afirma Salomão Leão.
A Médica Veterinária Jéssica Antunes explica que “a finalidade da atividade é chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preservação e conservação ambiental, para que elas possam refletir sobre sua relação com a natureza, em especial com a fauna silvestre”.
Serviço
|
Publicidade
|
||