O Colégio Martha Falcão está em festa com a celebração, nesta quinta-feira (13), dos 35 anos de atuação na capital amazonense. Nesse dia também se comemora o aniversário de sua patrona, a professora, pesquisadora e ecologista Martha Falcão, falecida em 2016. No discurso de inauguração do colégio, a professora não escondeu a emoção e, disse que já havia tido muitas alegrias em sua trajetória profissional, mas essa foi a que mais marcou a sua vida.
A gestora do colégio, Nelly Falcão de Souza, conta que o Martha Falcão nasceu com o objetivo de suprir a necessidade de dar continuidade a uma educação diferenciada já implementada no Pinocchio Centro Educacional. “Foi uma alternativa para as crianças permanecerem conosco por mais tempo e sentirem-se em casa”, lembra a educadora.
Gradativamente, após a criação, o Colégio foi ampliando as séries oferecidas até fechar o ciclo do ensino básico. “Hoje é muito gratificante ver os resultados que alcançamos, realizando a nossa missão que é educar para a formação integral vendo tantos ex-alunos realizados profissionalmente e pessoalmente, constituindo suas famílias e seguindo o caminho do bem”, comenta Nelly Falcão.
Para comemorar o aniversário, o Colégio Martha Falcão realiza durante toda esta semana uma gincana que mobiliza toda a comunidade escolar. As equipes dividem-se em cientistas (Falcão), artistas (Pinocchio) e ambientalistas (Martinha). A programação inclui uma maratona cultural, campanhas solidária e ambiental, e os Jogos Estudantis Martha Falcão (Jemaf).
“As equipes fazem referência à missão do Colégio Martha Falcão, que é a de desenvolver, em crianças e adolescentes, competências e habilidades essenciais para ajudar a construir o planeta”, disse a professora Nelly. A instituição é conhecida pelo pioneirismo em aplicar metodologias que vão além do conteúdo básico obrigatório.
Durante a gincana, as equipes realizam tarefas relacionadas aos pilares da escola, entre eles, o socioambiental e a tecnologia. Entre as atividades que os alunos do Colégio Martha Falcão participarão está uma campanha onde as equipes se mobilizam para conseguirem de personalidades e influenciadores vídeos com mensagens de prevenção contra a Covid-19.
Os alunos também estarão mobilizados na arrecadação de alimentos destinados às instituições que atendem crianças e idosos em situação de vulnerabilidade. Cada equipe deverá arrecadar o maior número de cestas básicas, obedecendo a quantidade mínima de sete ingredientes: arroz, feijão, café, óleo, leite em pó, macarrão e açúcar.
Também faz parte da gincana um concurso de post no TikTok, batalha de robôs, criação de um bolo de aniversário aos 35 anos do Colégio Martha Falcão, vídeos de ex-alunos, visita virtual a museus e caça a QR Code. “As equipes são desafiadas a cumprirem tarefas que desenvolvem liderança, trabalho de equipe, estratégias, compromisso social, ambiental, desportivo e cultural”, explicou a gestora do colégio.
Jogos Estudantis
Entre os dias 10 e 13, acontece o Jemaf que, neste ano, traz como tema “Escola e Família: um time campeão”. Queimada, tênis de mesa, bola ao cesto, dança, xadrez, futsal, natação, funcional e jogos eletrônicos são as modalidades que os alunos estarão competindo de forma presencial e remota.
Todos os jogos presenciais contarão com restrição de participantes para evitar aglomerações. Além disso, foi proibida a torcida presencial da família e colegas de turma. “Por conta disso, transmitiremos todas as modalidades pelo canal do Colégio Martha Falcão, no YouTube”, informou a gestora Nelly Falcão.