Notícias |
Semana de Enfermagem vai debater rumos e perspectivas da profissão na pandemia
Por Press Comunicação Estratégica, terça-feira, 18 de maio de 2021
Profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19, as enfermeiras e enfermeiros do Amazonas se reúnem a partir desta terça-feira (18), em Manaus, para debater suas atividades e as perspectivas da carreira durante a Semana de Enfermagem 2021. O evento, promovido pela Universidade Nilton Lins tem como tema “Sistematizar é Preciso”, e acontece até o dia 20, com palestras e cursos presenciais. Entre as palestras, debates e mesas redondas do evento – que serão transmitidas via Internet para os participantes inscritos no site www.cursosextensao.niltonlins.br – estão apresentações da Secretária Executiva Adjunta de Políticas em Saúde, Nayara Maksoud, de Esron Rocha (diretor da Escola de Enfermagem de Manaus / Ufam), de Gracimar Fecury Gama (gerente de Enfermagem do Instituto da Mulher) e de Francisca Sonja Farias (diretora do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde), entre outras exibições científicas e especializadas. O coordenador do curso de Enfermagem da Universidade Nilton Lins, professor Tezeu Bonfim Machado esclareceu que a profissão esteve sempre em evidência em momentos importantes no Brasil e no mundo e que atualmente, durante a pandemia, não é diferente. “Precisamos repensar os rumos da profissão em todos os aspectos, inclusive em termos políticos e econômicos, porque as enfermeiras e enfermeiros do Amazonas não querem apenas receber homenagens e condecorações, mas também o reconhecimento salarial e técnico dos governantes e da sociedade”, afirmou Machado, ao acrescentar que durante o evento, será realizada uma cerimônia em memória aos profissionais de Enfermagem e da área de saúde que morreram por Covid-19, no exercício de suas funções. “O Amazonas é um dos estados com os maiores índices de mortes de enfermeiras e enfermeiros desde o início da pandemia e isso não é coincidência. Por isso, a necessidade de reconhecimento dos órgãos públicos e também de sistematizar os procedimentos das ações”, afirmou Machado.
Durante a Semana, também serão apresentadas e debatidas produções científicas realizadas nos últimos meses sobre a atuação dos profissionais de enfermagem e as novas técnicas desenvolvidas no tratamento de pacientes com Covid. De acordo com a reitora da instituição, Giselle Lins, entre os diferenciais dos cursos na Nilton Lins estão a alta capacitação do corpo docente, além da estrutura única no Amazonas e as novas abordagens e metodologias aplicadas.
A reitora também destacou a adoção e a valorização no curso, das disciplinas relacionados com a “Saúde 4.0”, sistema no qual a utilização e aplicação de novas tecnologias na área médica permitem uma série de inovações no tratamento dos pacientes.
|
Publicidade
|
||