Notícias |
Como começar a fazer sua árvore genealógica?
Por Enzo de Paula, terça-feira, 27 de julho de 2021
O verdadeiro conceito de árvore genealógica não é conhecido pela maioria das pessoas. E, como esse procedimento pode indicar qual é a sua cidadania, veja a melhor maneira de começar a sua árvore genealógica.
O que é árvore genealógica? Uma das maneiras mais simples de compreender e organizar todos os dados é através da árvore genealógica. Basicamente, todos os dados que são coletados em uma família são organizados durante a criação de sua árvore. Esse procedimento é conhecido por esse nome por se assemelhar às ramificações de uma árvore. Agora que você conhece o motivo da árvore genealógica ser reconhecida por esse nome, provavelmente sabe da eficiência que ela representa em pesquisar por seus ancestrais, além de localizar e compreender qual é a sua cidadania. Inclusive, existem várias ferramentas online que possibilitam criar a sua própria árvore! E, o melhor, a maioria deles é gratuita. Como iniciar a sua árvore genealógica? Para iniciar a sua árvore genealógica da maneira certa, não há necessidade de ser formado em história ou fazer grandes viagens. Na verdade, dois elementos são cruciais nesse momento: curiosidade e disposição para aprender! Portanto, se você está curioso e deseja aprender mais sobre seus ancestrais e cidadania, comece da seguinte maneira: Decida o que você pretende encontrar Existem várias maneiras para dar início a história de sua família. Basicamente, é a sua família e é você quem decide o que quer descobrir. Um ótimo exemplo é começar descobrindo quem foi a primeira pessoa a chegar no Brasil. Ou você apenas tenha curiosidade em descobrir quem são os seus ancestrais. Quando você decide por onde quer começar, foca no procedimento de busca que envolve os elementos mais produtivos. Uma dica produtiva nesse momento é começar do conhecido e partir para o desconhecido. Explore todos os dados que você já possui Mesmo que seja tentador começar a procurar pelos seus ancestrais imediatamente, explore os dados que você já possui. Uma ótima maneira é conversar com os seus familiares sobre o assunto. Pode ser que a sua tia-avó tenha informações precisas sobre seus ancestrais. É importante ressaltar que não há necessidade dos dados serem extremamente precisos, principalmente quando eles são retirados de histórias contadas. O motivo disso é simples: detalhes podem ser esquecidos, além dos fatos serem confusos. Mas sempre utilize essas histórias para aprofundar suas pistas e elevar sua pesquisa.
Comece a sua pesquisa No momento em que você parte do conhecido para o desconhecido, é possível construir uma conexão com cada pessoa. Mas é necessário considerar mais registros do que apenas o nome do indivíduo. Para auxiliar a sua pesquisa, utilize os fatos de seus antepassados para saber se a pessoa que está buscando é a correta. Uma outra maneira de ligar os pontos é conferir quem são as pessoas ligadas a ele.
Organize e compartilhe todos os dados que você juntou Lembre-se que a melhor maneira de progredir em sua pesquisa é compartilhar seus dados e trabalhar com outras pessoas.
Ferramentas para montar a sua árvore genealógica
1. MyHeritage Isso porque, além de informar todos os dados que você coletou em sua pesquisa, é possível pesquisar por dados que estão faltando dentro do banco de dados do site. Caso tenha dificuldades em utilizar o site, eles ensinam o passo a passo em um site.
2. Geneanet Inclusive, é possível comparar as árvores genealógicas que já foram criadas no site, além de contribuir com o banco de dados disponibilizado na plataforma. A partir desses dados, você pode fazer pesquisas sobre os seus ancestrais.
3. Geni Inclusive, os dados serão concluídos e distribuídos em um layout super interessante!
4. Genoom
|
Publicidade
|
||