Notícias |
A utilização da goma xantana nos alimentos
Por Luiz Affonso Mehl, segunda-feira, 20 de setembro de 2021
Muito utilizada pela indústria farmacêutica e pela gastronomia, a goma xantana é um aditivo que muita gente comum provavelmente nunca ouviu falar, mas que, sem saber, consome quase todo dia. Como assim? A goma xantana, assim como tantos outros aditivos alimentares, faz parte da culinária gastronômica brasileira diária. É, basicamente, um polissacarídeo natural fermentado pela bactéria Xanthomonas campestris. Após o processo de fermentação natural desta bactéria, ele se torna um caldo viscoso parecido com uma goma e, depois de ser solidificado com adição de álcool, é transformado em pó. Para que serve a goma xantana? Após passar por todo o processo de fermentação, solidificação e transformação em pó, a goma xantana é acrescentada a um líquido que ao ser dispersado cria uma solução viscosa estável. Isso torna o produto um ótimo agente para espessamento e estabilização de muitos tipos de produtos. Muito utilizada na indústria farmacêutica, a goma xantana pode ser usada com espessante ou estabilizador. Pode melhorar tanto a consistência quanto o sabor do produto. Além disso, a adição da goma pode aumentar o prazo de validade dos produtos e até mesmo a aparência, muito útil para artigos que são usados na gastronomia. Usada mais na culinária isenta de glúten, pois aumenta a elasticidade que o produto perde por não usar esse ingrediente que cria maciez em pães e massas. Origem da goma xantana Descoberto pelos cientistas em 1963, desde então tem sido pesquisado e garantido como um produto seguro. Assim, o FDA (Food and Drug Administration, departamento similar à Anvisa internacional) aprovou seu uso e criou nenhum impedimento quanto à quantidade que algum produto precisa conter. Porém, mesmo sendo sintetizada em laboratório, é uma fibra solúvel que o corpo não é capaz de fazer a decomposição. Ao invés disso, ela se transforma em uma substância gelatinosa dentro do sistema digestivo do corpo humano retardando a digestão. O alimento não oferece nenhum tipo de calorias e nutrientes para o organismo. Quais produtos alimentícios contêm a goma xantana? Dentre os produtos da indústria farmacêutica e gastronômica que podemos encontrar a goma xantana, encontram-se:
Produtos para cuidado pessoal Cosméticos que usam goma xantana
Produtos industriais Produtos usados em indústrias
Acredita-se que ela transforme líquidos no estômago e no intestino delgado em uma composição gelatinosa, retardando o sistema digestivo. Dessa forma, afeta a rapidez com que o açúcar entra na corrente sanguínea, diminuindo os níveis de açúcar no sangue depois de comer.
Pesquisas envolvendo goma xantana Depois, ao serem avaliados, em jejum, os homens que ingeriram os bolos com goma tinham níveis bem mais baixos de açúcar no sangue. Outro estudo ainda confirmou em 11 mulheres que os níveis de açúcar no sangue delas eram bem menores entre as que consumiram arroz com adição da goma xantana comparadas às que ingeriram o mesmo produto com ingredientes comuns. Outros benefícios do uso da goma xantana
Desvantagens da goma xantana Mas estudos comprovam que existem outros malefícios como:
Então, é seguro consumir goma xantana?
E, uma pessoa consome, em média, 1 grama de goma xantana por dia, quantidade 20 vezes menor do que uma ingestão considerada segura.
|
Publicidade
|
||