Notícias |
Que comida desperta a sua memória afetiva?
Você já parou para pensar que comida desperta a sua memória afetiva? Por Luiz Affonso Mehl, quarta-feira, 3 de novembro de 2021
É bem provável que você já tenha ouvido falar desse termo, mas você já parou para pensar que comida desperta a sua memória afetiva? E mais, você saberia mencionar quais são os benefícios de possuir um alimento que o transporte para alguma situação específica da sua vida? É sobre isso que falaremos neste artigo. Confira. Que comida desperta a sua memória afetiva? Qual importância essa construção afetiva possui sobre cada indivíduo? Ainda que esse seja um tema aparentemente comum e inofensivo, é perfeitamente possível retirar alguns entendimentos e reflexões um tanto interessantes. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Confira.
O que é memória afetiva? Inclusive, essa é uma questão bastante estudada na psicologia. Segundo consta, a memória afetiva é aquela lembrança que surge através por meio de elementos sensoriais e emocionais. Alguns gatilhos podem nos transportar para determinadas ocasiões. E o peso que elas carregam é bastante genuíno. Não é regra, mas na grande maioria das vezes essas memórias afetivas são construídas no período da infância. E isso acontece porque é nesse momento que estamos mais suscetíveis a criar essas sinapses. O que memória afetiva tem a ver com comida? Certo, você já compreendeu o que são memórias afetivas. No entanto, onde esse conceito se interliga com comida? Em vários aspectos. Afinal, como já mencionado, as nossas memórias são construídas, em sua maioria, no período da juventude. Então, aquela comida vó, por exemplo, pode ser capaz de dar esse gatilho. Você tem alguma lembrança de alguma comida que a sua mãe fazia ou faz, que te remete e ter boas sensações? Sabe aquela comida de escola? Então, elas também podem lhe proporcionar uma memória afetiva! Lembre-se que esse conceito não tem ligação direta com a comida ser boa ou ruim. A memória afetiva está ligada ao fato de você relembrar momentos específicos e especiais da sua vida. Qual comida te faz lembrar daquele mochilão pela europa, ou de outra viagem inesquecível? Ademais, é interessante que você saiba que a comida desperta a sua memória afetiva. Afinal, criar esses "gatilhos" pode possuir alguns benefícios. Qual a importância da memória afetiva? Nenhum ser humano é estável. Somos vulneráveis, ainda que uns em menor grau que outros. Contudo, as nossas emoções são cíclicas. Hoje você pode se sentir bem, feliz, contente e alegre. No entanto, através de algum problema ou tempestuosidade, o seu humor pode mudar. Fora isso, pode acontecer de você simplesmente acordar de mau humor. Todo ser humano é assim. E é claro que existem várias técnicas para reverter essas situações. E, uma delas, é justamente recorrer a algum alimento que desperte a sua memória afetiva, por exemplo. As memórias afetivas podem ser um grande aliado em períodos mais densos. Afinal, elas têm o poder de nos deixar sensíveis, mais alegres e nostálgicos, lembrando de uma situação carinhosa. Portanto, a importância da memória afetiva está no fato de ela poder nos dar um suporte nos dias ruins. Está com saudades da sua mãe ou algum familiar seu? Que tal comer aquele alimento que lembre essa determinada pessoa? Com certeza você irá se sentir um pouco mais próximo. É isso que a memória afetiva faz. Ela cria e reconecta laços e conexões. Então, questione-se: que comida desperta a sua memória afetiva? Como a gastronomia enxerga esse conceito?
Atualmente, tudo que gera satisfação é uma ideia a ser vendida. E como você pode perceber, comidas que despertam a memória afetiva são capazes de transformar o nosso estado de espírito. Diante disso, é possível que você se pergunte: como a gastronomia enxerga esse conceito? O principal objetivo do comfort food é combater a alimentação mecanizada dos fast foods, trazendo uma abordagem mais sensível e humana. Ou seja, conseguir despertar nas pessoas o prazer por comer, através de uma comida nostálgica e que despertam a memória afetiva. É possível comprar uma comida que desperte a memória afetiva? Por mais incrível que pareça, sim! É claro que isso não é unanimidade. Afinal, a comida que desperta a sua memória afetiva é bastante subjetiva. A mesma comida que possa despertar isso em você, pode não ter reação alguma em outra pessoa. No entanto, há vários restaurantes que focam no comfort food. Segundo algumas pesquisas, a comida afetiva se divide em algumas categorias, e com base nesses estudos que os restaurantes desenvolvem os seus cardápios. Dentre essas categorias, podemos citar: Comidas nostálgicas: São aqueles geralmente ligadas à sua infância, como biscoitos amanteigados, jujubas, comidas da vó ou mãe, por exemplo. De conveniência: Nessa categoria, encaixam-se comidas prontas ou congeladas, que facilitam o dia a dia corrido das pessoas. Comidas de indulgências: São aquelas comidas que priorizam o prazer da degustação. Nessa categoria, os aspectos nutricionais não são levados em consideração. Comidas de conforto físico: São aquelas comidas saudáveis, geralmente caseiras. Esse é o tipo mais comum de comida afetiva, visto que ela é capaz de despertar o bem-estar físico.
|
Publicidade
|
||