Casas 2 e 8 expressam questões relacionadas aos recursos, bens materiais, heranças e posses
O mapa astral é constituído por casas que abordam diferentes áreas da vida de uma pessoa como amor, família, vida social e inclusive vida financeira. Entre as 12 casas astrológicas, a segunda e oitava casas do mapa são determinantes para questões que envolvam o dinheiro.
Através da sinergia dos elementos no mapa, é possível obter uma leitura e maior compreensão sobre o assunto. Enquanto os signos posicionados nessas casas identificam pontos de qualidades, os planetas descrevem as atitudes perante as experiências.
De modo geral, enquanto a casa 2 se refere ao dinheiro que uma pessoa ganha com os seus próprios talentos e recursos, a casa 8 relaciona-se a heranças, ou seja, ao dinheiro que vem dos outros.
Casa 2: o dinheiro e os bens materiais
De acordo com a astróloga Cláudia Lisboa, uma das indicações da casa 2 no mapa astral são questões relacionadas ao material. “A segunda casa fala do valor do nosso trabalho, como nós podemos nos sustentar e o que vai dar valor ao que eu faço”, explica. Trata-se de uma casa que mostra como será a relação de uma pessoa com questões financeiras. Além disso, ela também traz informações sobre valores, talentos e posses.
Touro é o signo natural dessa casa; pessoas com esse signo na posição podem ter facilidade para lidar com questões financeiras, por exemplo. Entretanto, é necessário uma análise do posicionamento dos planetas para ter uma maior compreensão, principalmente Vênus, regente do signo de Touro.
Outro ponto importante é a forma como cada pessoa lida com os bens que adquire ao longo dos anos. Cada um atribui um valor diferente ao dinheiro e isso é influenciado diretamente pelo signo presente na casa 2. “Esse signo vai falar de uma potência que pode ser valorizada e transformada em recursos, no caso monetário”, esclarece Cláudia Lisboa.
Entretanto, todas as angulações para questões financeiras vão depender da posição que cada signo e de cada planeta no mapa. É possível descobrir essas informações, fazendo um mapa astral grátis. A mandala astrológica vai indicar a posição dos elementos em cada uma das 12 casas.
Sol na casa 2
Racionais, as pessoas com o Sol na casa 2 sabem administrar o dinheiro. Além disso, são indivíduos com os pés no chão, trabalham duro em busca de prazer e valorizam os bens materiais.
Lua na casa 2
Lidando com o dinheiro de forma mais emocional, pessoas com a Lua na segunda casa do mapa depositam muito a segurança em bens materiais e uma frustração pode fazer com que gastem mais do que o necessário.
Mercúrio na casa 2
Pessoas com Mercúrio na casa 2 buscam sempre novas formas de ganhar dinheiro e empreender. Entretanto, para obter maiores resultados devem se organizar e realizar planejamentos.
Marte na casa 2
Marte na casa dois pode significar força de vontade e energia para conquistar recursos materiais.
Vênus na casa 2
Como já mencionado, Vênus é o planeta regente de Touro, signo associado à casa 2. Dessa forma, a presença do planeta na segunda casa pode ser favorável. O indivíduo tende a ser apegado aos bens materiais, priorizando conforto, beleza e qualidade.
Júpiter na casa 2
Esforçados e otimistas, pessoas com Júpiter na casa dois buscam por conhecimento para multiplicar formas de ganhar dinheiro.
Saturno na casa 2
Para as pessoas com esse planeta na segunda casa do mapa, a segurança em relação a questões financeiras é primordial. São mais econômicos e buscam sempre por estabilidade.
Urano na casa 2
Urano na segunda casa do mapa simboliza desprendimento dos bens materiais. Buscam por trabalhos relacionados à inovação e fogem do convencional.
Netuno na casa 2
Associado aos sonhos e à imaginação, Netuno é um planeta que, quando está posicionado na segunda casa do mapa, pode revelar dificuldades na forma de lidar com o dinheiro. Por esse motivo, pessoas com essa característica tendem a desenvolver uma grande ganância em relação a questões financeiras.
Plutão na casa 2
Pessoas com Plutão na casa 2 possuem uma capacidade nata de se reinventar profissionalmente. Além disso, podem enxergar potencial e identificar boas oportunidades financeiras onde poucos veem.
É importante ressaltar que há uma possibilidade de que a segunda casa do mapa astrológico esteja vazia, sem a presença de nenhum planeta. Claudia Lisboa explica em seu blog que uma pessoa com essa característica no mapa pode não ver bens materiais e posses como prioridades na vida.
Casa 8: heranças e posses
Assim como a segunda casa, a oitava casa do mapa astrológico também é importante em relação ao dinheiro. Em seu blog, a astróloga Cláudia Lisboa destaca que a casa 8 do mapa aponta a transitoriedade das coisas, mas quando direcionada para questões materiais, ela indica investimentos, especulações financeiras e recursos como heranças e aposentadorias.
O signo natural dessa casa é Escorpião, por esse motivo uma pessoa com esse posicionamento astrológico acaba tendo fortes inclinações para questões financeiras e aos outros aspectos da casa. Dependendo da posição dos planetas nesse setor do mapa astral, o senso de estratégia em relação ao dinheiro pode ser ainda mais expressivo.
É importante ressaltar que a oitava casa não indica somente questões voltadas para o dinheiro, ela também está relacionada à morte e ao sexo. Através da análise dessa casa é possível desenvolver um autoconhecimento em questões mais profundas que muitas vezes são consideradas como tabus.
“Na casa 8 estão experiências em que nós somos obrigados a nos separar de pessoas e de coisas. Enfim, sair de uma cidade e ir morar na outra, terminar um curso e ter que começar uma profissão, deixar de ser criança para ser adolescente, deixar de ser adolescente para ser adulto. Enfim, as perdas que a gente tem, as separações e enfim, finalmente a morte”, explica Claudia Lisboa.
Sol na casa 8
Intuitivas, pessoas com o Sol na casa 8 têm maior sensibilidade para ler as entrelinhas. Além disso, costumam lidar melhor com situações de crise.
Lua na casa 8
A Lua na oitava casa pode indicar intensidade e profundidade em relacionamentos no modo geral. Indivíduos com Lua na casa 8 tendem a ter preocupações com a parte econômica e o costume de ajudar financeiramente outras pessoas.
Mercúrio na casa 8
Pessoas com mercúrio na casa 8 têm a tendência de ser estrategistas, com mente analítica e observadora, o que pode resultar em bons negócios.
Marte na casa 8
Motivado por mudanças, o indivíduo com marte posicionado na oitava casa do mapa gosta de enfrentar novas oportunidades na vida, como por exemplo, um novo empreendimento.
Vênus na casa 8
Ter o planeta vênus na casa 8 indica uma potencialidade favorável para o empreendedorismo, pois essa pessoa tende a ter boa noção nos investimentos e nas negociações.
Júpiter na casa 8
Esse posicionamento no mapa pode indicar maior curiosidade em temas filosóficos da existência humana. Além disso, ter Júpiter na oitava casa tende a estimular bons contatos, sendo um fator benéfico para os negócios.
Saturno na casa 8
Uma pessoa com Saturno nesta posição pode apresentar resistência a mudanças, mas quando isso ocorre, busca sempre conhecer e analisar o ambiente antes de iniciar algo novo, como uma nova oportunidade de emprego. Há ainda, um profundo receio de perder, o que pode levar essa pessoa a trabalhar compulsivamente.
Urano na casa 8
Sensíveis a assuntos ocultos, pessoas com esse planeta na casa 8 costumam ser pragmáticas e assertivas, o que pode ser favorável para um posicionamento firme em situações de crise.
Netuno na casa 8
Em relação ao lado financeiro, pessoas com Netuno na oitava casa tendem ter dificuldades ou enganos. Além disso, as heranças podem existir, mas costuma haver complicações para obtê-las.
Plutão na casa 8
As transformações são bem-vindas para as pessoas com Plutão na casa 8, pois a necessidade de mudar dá para esses indivíduos mais coragem e energia. Por esse motivo, têm força de vontade para suportar possíveis crises.
A ausência de planetas na oitava casa pode indicar que gerenciamento de heranças, por exemplo, não são relevantes para essa pessoa. Para esses indivíduos o importante é manter o status quo.