Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Educador físico explica por que os exercícios ajudam na imunidade e aumentam a eficácia das vacinas

A OMS recomenda a realização de 30 a 30 minutos por dia de exercício

Por Três Comunicação e Marketing,
quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
 
 
 

Educador físico explica por que os exercícios ajudam na imunidade e aumentam a eficácia das vacinas
Aula coletiva na Fórmula Academia. / Foto: © Felipe Castelo Fotografia

Não é novidade que a prática regular de atividade física faz bem para saúde, aumentando o condicionamento físico e reduzindo o risco de doenças como diabetes e hipertensão. Diversos estudos têm comprovado, também, que o exercício contribui para o aumento da imunidade e a eficácia das vacinas contra Covid-19.

Isso ocorre, segundo o educador físico e coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, porque o exercício ajuda no fortalecimento das células de defesa do organismo. “Não significa que se vacinando e praticando atividade física a pessoa vai estar protegida de pegar a doença. Mas as chances do corpo reagir melhor ao longo do processo da infecção aumenta consideravelmente”, frisou.

De acordo com José Roggero, estudo publicado pela revista Sport Med, envolvendo pesquisadores de universidades inglesas, belgas, espanholas e escocesas, mostra que pessoas que praticam atividade física regular têm 30% menos chance de adquirir infecções comuns do dia a dia. Além disso, caso contraia uma doença, têm 40% menos chance de morrer por esta causa. O estudo concluiu, ainda, que os pacientes ativos tiveram aumento da contagem de células CD4, que é um tipo de linfócito, importante para a imunidade. Houve aumento de imunoglobina IGA, que também é responsável pela imunidade. “Esse é só um dos estudos que vêm sendo publicados e que mostram a importância da inclusão da atividade física na rotina”, afirmou Roggero.

Em relação ao aumento da eficácia da vacina contra Covid-19, as pesquisas têm mostrado que pessoas ativas têm uma resposta sorológica melhor, ou seja, produzem mais anticorpos.

Roggero destaca que para que os benefícios da atividade física sejam percebidos no aumento da imunidade é preciso regularidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a realização de 30 a 30 minutos por dia de exercício, o que representa 150 minutos semanais. “Isso é o mínimo para a pessoa ser considerada ativa”, ressaltou.

Para muitas pessoas, incluir o exercício no dia a dia é fácil. “São muitas desculpas, desde a falta de tempo, o fato de não gostar, entre outros argumentos. Na Fórmula passamos para os alunos a orientação para que experimentem as diversas modalidades disponíveis, até que encontrem algo com que se identifiquem. O exercício, além da melhoria da imunidade, possui outros milhares de benefícios”, destacou.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024