Notícias |
09 Esportes de invasão mais praticados da atualidade
As características dos esportes de invasão incluem os passes, lançamentos e recepções tanto da bola quanto dos objetos. Por Luiz Affonso Mehi, terça-feira, 26 de abril de 2022
Esportes de invasão referem-se a esportes como handebol, futebol, futsal de basquete, críquete, frisbee, pólo aquático de futebol americano, bem como hóquei. Da mesma forma, eles têm que defender sua quadra, impedindo seus adversários de marcar pontos. As características dos esportes de invasão incluem os passes, lançamentos e recepções tanto da bola quanto dos objetos. Exemplos de esportes de invasão
1. Futebol É considerado um esporte ofensivo porque os jogadores são obrigados a levar a bola com os pés em direção à quadra adversária e depois inseri-la no gol. Para fazer isso, eles utilizam métodos como drible, arremesso, condução e passe. Segundo a 22Bet online, o futebol um dos esportes que domina o topo do mescado de aposta esportivas que promete bater U$ 140 bilhões até 2025.
2. Basquete Nesse sentido, é o caso que os passes e os golpes de chão são utilizados além das posições ofensivas (ataque) e defensivas. Em geral, os jogadores de basquete têm uma altura impressionante, pois é um indicador de seu desempenho. O jogo foi desenvolvido em 1891 pelo professor de educação física canadense James Naismith, como um esporte alternativo que poderia ser jogado na quadra nos meses de inverno.
3. Handebol As equipes estão tentando marcar gols como no futebol, mas o jogo é jogado com as mãos. Esta é a razão pela qual recebeu o nome de “handebol”, que é a interseção de mão e bol, que são a palavra inglesa hand (mão) e a palavra bol (bola). Neste estilo, a duração do jogo é de 1 hora, dividida em duas metades de 30 minutos. Envolve também o passe e o drible e o “arremesso” sendo uma técnica importante para pontuar. Para os jogos masculinos é aproximadamente maior do que nos jogos femininos.
4. Futsal No Uruguai, na década de 1930, o futsal foi introduzido no Brasil em 1935. Porém, foi somente na década de 50 que suas regras foram codificadas. Nesse tipo de jogo a bola pesa mais do que no futebol de campo, e a duração do jogo é menor e é dividida em dois períodos de 20 minutos. É um jogo animado em que os jogadores utilizam dribles, passes e chutes como ferramentas estratégicas. O futsal é muitas vezes confundido com futsal, no entanto, apesar de ser semelhante ao futsal, as duas modalidades diferem em alguns aspectos.
5. Rugby É composto por duas equipas com 7 ou 15 jogadores. A bola utilizada inclui uma bola oval que é transportada com os pés ou com as mãos. O objetivo é pegar a viga H, que é um tipo de viga que fica atrás da quadra. O movimento que dá mais pontos é chamado de jogo que exige que você ultrapasse a linha de gol do seu oponente (a trave H) e coloque sua bola no chão. Este jogo requer força e resistência, bem como muito contato. Portanto, é essencial que os jogadores usem protetores bucais.
6. Frisbee Há sete jogadores em cada equipe. O frisbee, que é o título do disco, é compartilhado entre os jogadores que têm até 10 segundos para entregá-lo ao companheiro de equipe. É interessante notar que este jogo não é governado por árbitros enquanto as regras e regras são aceites por todos os jogadores.
7. Futebol americano Este jogo, disputado em espaço aberto, apresenta uma baliza em forma de Y que serve de zona de baliza. Tem 11 participantes em cada equipe, e o jogo é disputado em quatro períodos que duram 15 minutos. O mais interessante é que um jogador é o único a ter a tarefa de coordenar o ataque. O único (quarterback) é o encarregado de chamar as jogadas, divididas em jogadas de corrida e de passe. Portanto, há muito contato com o corpo que exige equipamentos de proteção como capacetes e outras roupas específicas.
8. Hóquei no gelo É um jogo que exige muito equilíbrio, pois é jogado sobre patins. Cada jogador está equipado com tacos, que são um tipo de taco que é usado para mover o disco para controlá-lo e depois jogá-lo em direção ao gol. É também um esporte difícil que exige o uso de equipamentos de segurança e capacetes. 9. Polo Aquático O pólo aquático é um esporte praticado em uma piscina. Foi introduzido pela primeira vez por volta de 1876 na Inglaterra e foi originalmente referido como "futebol aquático". Há duas equipes de sete jogadores que jogam a partida em uma piscina de 30-20 x 20 metros. O jogo é disputado em quatro períodos de oito minutos. Para conduzir a bola, os jogadores nadam e aplicam pressão na testa. Além disso, a bola só pode ser manuseada com apenas uma mão, podendo os goleiros segurá-la com as duas mãos. Foi um dos primeiros esportes que fez parte das Olimpíadas atuais.
|
Publicidade
|
||