Notícias |
5 dicas para manter os cupins longe de casa
Por Luiz Affonso Mehu, terça-feira, 28 de junho de 2022
Pequenos e silenciosos, os cupins parecem ser inofensivos, mas podem tirar o sossego de muita gente. Esse tipo de praga urbana costuma se alojar em objetos de casa sem deixar vestígios. Por isso, em muitos casos só se percebe sua presença quando é tarde demais. Segundo publicação da Universidade Estadual Paulista, a principal fonte de alimento dos cupins é a madeira, mas eles podem ainda sobreviver consumindo compensados, papelão, papel, tecidos de algodão, plantas vivas e bambu. Por esse motivo, é bem comum ouvir relatos de móveis relativamente novos que precisaram ser descartados pela ação desses insetos. Embora os cuidados só sejam adotados quando a existência dos cupins é percebida, há algumas práticas que podem ajudar a prevenir seu surgimento em casa. A prevenção é um bom método para combatê-los, mas quando as pragas já estão alojadas, a melhor solução é entrar em contato com empresas especializadas em serviço de descupinização. Veja 5 dicas para afastá-los de sua residência.
Proteger portas e janelas com telas nesse período é importante. Após o acasalamento, as pragas buscam locais seguros para criar suas colônias, como os móveis da casa. A ideia de utilizar telas nas áreas de entrada é uma boa solução, pois não compromete a ventilação e luminosidade do cômodo. Além disso, essa proteção também pode proteger contra outros insetos, como mosquitos e moscas.
2. Atenção às madeiras Cupins são silenciosos, mas é possível notar sua presença ao encontrar pequenos furos na superfície e pó debaixo dos objetos.
3. Observe vazamentos e umidade Dessa forma, vazamentos e infiltrações podem se tornar uma problemática ainda maior se não forem cuidados da forma correta. No caso dos cupins, além de ter atenção a esse ponto, também deve-se analisar se não há a presença de móveis próximo aos locais úmidos, pois isso poderá ser um prato cheio para os “roedores de madeira”.
4. Mantenha atenção também aos livros Quando esses objetos ficam esquecidos em um canto acumulando poeira e umidade, não há cupim que resista. Manter todos os itens higienizados evita a proliferação da praga. Com livros, invista em estantes de vidro, metal ou outros materiais que não chamem a atenção dos insetos para minimizar o risco de surgimento de uma colônia.
5. Conte com apoio profissional anualmente Aliado a medidas adequadas, o diagnóstico precoce é a melhor solução para acabar com os cupins. Cabe ressaltar que a dedetização acaba funcionando como um serviço de economia em longo prazo, pois a prevenção evita a compra de outros móveis por conta do ataque de cupins.
|
Publicidade
|
||