Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Encontro do Projeto Amazônia Revelada em Manaus

O evento marca a apresentação dos primeiros resultados das investigações nos estados do Acre, Rondônia, Pará e sul do Amazonas, epicentros do desmatamento na Amazônia.

Por Tainá Aragão,
terça-feira, 15 de outubro de 2024
 
 
 

Encontro do Projeto Amazônia Revelada em Manaus
MUSA / Foto: © Manausonline

De 18 a 21 de outubro de 2024, Manaus será sede do Primeiro Encontro do Projeto Amazônia Revelada no MUSA - Museu da Amazônia. O evento reunirá grandes nomes da Arqueologia Amazônica, além de representantes e pesquisadores dos Povos da Floresta – indígenas, membros de comunidades tradicionais e quilombolas, para apresentar os primeiros resultados das pesquisas do projeto. O Amazônia Revelada utiliza a tecnologia LiDAR em sobrevoos sobre a floresta para identificar sítios arqueológicos compostos por estradas, valas, elevações artificiais de terra, dentre outras possibilidades, mas que estão escondidos sob a densa vegetação amazônica. Ao mesmo tempo, levantamentos realizados por pesquisadores locais pertencentes aos povos indígenas e tradicionais contribuem para demonstrar a ampla gama de patrimônio arqueológico e cultural nesses territórios, cujas florestas são historicamente manejadas. Assim o projeto busca mapear e registrar junto aos órgãos competentes o patrimônio biocultural presente nessas áreas.

Protegidos pela legislação brasileira (Lei 3924/1961), os sítios arqueológicos são insubstituíveis e essenciais para a preservação cultural e ambiental da Amazônia.
“Queremos registrar esses sítios arqueológicos para patrimonializar e criar uma camada adicional de proteção à esses territórios”, afirma Eduardo Neves.“

O evento marca a apresentação dos primeiros resultados das investigações nos estados do Acre, Rondônia, Pará e sul do Amazonas, epicentros do desmatamento na Amazônia. O encontro também discutirá os próximos passos do projeto a partir das demandas de quem vive nos territórios tradicionais mapeados pela pesquisa, dos parceiros e integrantes do Amazônia Revelada.
Os pesquisadores vão apresentar revelações inéditas da arqueologia em áreas estratégicas para o equilíbrio climático que estão sob fortes ameaças pelo avanço da grilagem e desmatamento, das monoculturas, de projetos de infraestrutura. Estamos diante de um choque de mundos. Novas provas e registros da ocupação de povos originários evidenciam modos de vida que construíram a Amazônia ao longo dos últimos 12 mil anos de modo a manter a floresta em pé.

Entre os principais achados, estão feições topográficas e cerâmicas no Morro do Anfrisio, novos geoglifos na Amazônia, e redes de trocas culturais entre grupos antigos, reforçando a interconectividade na região. Informações que podem contribuir na gestão dos territórios, formulação de políticas públicas, demandas aos órgãos de registro e fiscalização dos sítios arqueológicos e um novo capítulo da arqueologia na Amazônia e no Brasil serão apresentadas e debatidas. O evento em Manaus abordará o papel desses sítios na preservação da floresta e nas políticas de proteção do patrimônio cultural da região.

O projeto, idealizado e coordenado por Eduardo Neves (MAE/USP), Cristiana Barreto (Museu Goeldi e USP), Carlos Augusto da Silva (UFAM), Bruna Rocha (UFOPA) e Filippo Stampanoni (MUSA), e Morgan Schmidt (UFSC) conta com o apoio de instituições como a National Geographic, Instituto Arapyau, MapBiomas, ISA - Instituto Socioambiental e o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O primeiro encontro do projeto Amazônia Revelada contará com uma programação diversificada, incluindo uma parte destinada a pesquisadores convidados, que participarão de palestras, debates e grupos de trabalho voltados para o avanço das pesquisas sobre o patrimônio arqueológico e cultural da Amazônia. Além disso, parte da programação será aberta ao público, com a inauguração de duas exposições e o lançamento de um livro, proporcionando à comunidade uma oportunidade de imersão nas descobertas e discussões científicas sobre a região.

Lançamento de livro
Durante o encontro do Amazônia Revelada será lançado o livro “Política patrimonial e política indigenista: a proteção jurídica aos lugares sagrados e sepultamentos indígenas”, de Bruna Rocha e Rodrigo Oliveira. Doutora em arqueologia e professora da Universidade Federal do Oeste do Pará, Bruna Rocha tem grande experiência em pesquisas na região do Tapajós junto aos povos indígenas e ribeirinhos, pensando a ciência arqueológica junto com os moradores, como instrumento de proteção dos rios, das florestas e dos territórios. Jurista, mestre em direitos humanos e doutorando pela Universidade de Brasília, Rodrigo Oliveira pesquisa a proteção de lugares sagrados de povos indígenas do ponto de vista do direito e em conexão com a arqueologia.

 
No livro, os pesquisadores trazem uma contribuição inédita para o necessário debate sobre o respeito aos costumes, crenças e tradições dos povos indígenas e a efetivação de direitos consagrados na Constituição brasileira, promovendo um diálogo rico entre o Direito e a Arqueologia. O volume rememora casos importantes de destruição de lugares sagrados e a luta indígena contra essa violência e analisa instrumentos, procedimentos e práticas que podem garantir a não repetição dessas violações. O lançamento vai ocorrer no dia 18/10 , às 20h, na Banca Largo São Sebastião (R. José Clemente, 573 – Centro, Manaus), com mediação da jornalista e antropóloga Helena Palmquist.

MUSA inaugura duas novas exposições sobre arqueologia amazônica.

O Museu da Amazônia (MUSA) inaugura no dia 18 de outubro duas novas exposições em seu recém-criado espaço dedicado à Arqueologia. As exposições exploram o rico patrimônio arqueológico da Amazônia e as pesquisas inovadoras que estão sendo realizadas para preservá-lo.

Exposição de longa duração: "Arqueologia da Floresta"
A exposição "Arqueologia da Floresta" convida o público a mergulhar na história ancestral da Amazônia, desde os vestígios indígenas mais antigos, datados de mais de 12 mil anos, até as transformações trazidas pela colonização e a história recente da floresta. A mostra revela como é feita a pesquisa arqueológica, passando pelas escavações e o tratamento das peças no museu.

Destaques da exposição:

  • Oito vitrines com artefatos indígenas antigos, como instrumentos de pedra lascada e polida. Cerâmicas decoradas de diversas tradições culturais.
  • Peças históricas como azulejos e garrafas de grès.

Esses itens são parte do acervo do próprio museu, proporcionando uma visão abrangente sobre o legado cultural da floresta e os povos que a habitavam.

Exposição: "Amazônia Revelada: mapeando legados culturais"
A exposição "Amazônia Revelada" apresenta os resultados iniciais de um projeto inovador que utiliza a tecnologia LiDAR para mapear sítios arqueológicos em áreas ameaçadas pelo desmatamento. Com 20 painéis explicativos, a mostra destaca a importância da colaboração com comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, respeitando seus direitos à preservação e gestão dos patrimônios culturais.

Ambas as exposições fazem parte do projeto Amazônia Revelada, financiado pela National Geographic Society, que busca, além da preservação arqueológica, o fortalecimento de instituições amazônicas.

Informações gerais

  • Abertura ao público: a partir do dia 18/10, após 12h.
  • Funcionamento: diariamente (exceto quartas-feiras, quando ocorre manutenção) das 8h30 às 17h. A entrada é permitida até às 16h.

Localização

  • Endereço: Avenida Margarita, 6305 (antiga Avenida Uirapuru), Jorge Teixeira – Manaus, AM, Brasil, CEP 69088-265.

Ingressos

  • Valor: R$ 40.
  • Desconto de 50% (mediante comprovação) para moradores de Manaus, idosos brasileiros acima de 60 anos, estudantes, professores e acompanhantes de pessoas com deficiência.
  • Promoção especial para manauaras: todo sábado e domingo, moradores de Manaus pagam R$ 10,00 (mediante apresentação de documento de identidade ou comprovante de residência).
  • Gratuidade para crianças até 5 anos, membros de comunidades tradicionais amazônicas, pessoas com deficiência e grupos de instituições públicas mediante agendamento.

 

Venha conhecer e se encantar com a riqueza cultural e histórica da Amazônia, revelada através de séculos de história e inovação tecnológica.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024