![]() Notícias |
Confira dicas para garantir um estágio técnico antes mesmo de se formar
Uma forma de aumentar as chances de encontrar uma vaga de estágio é por meio da sua rede de contatos. Por Repercussão Assessoria, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
O período de estágio durante a formação técnica é fundamental para que o estudante adquira a experiência necessária e se prepare para o mercado de trabalho. Muitas escolas técnicas têm parcerias com empresas que facilitam essa conexão, oferecendo aos alunos a oportunidade de estagiar. No entanto, nem todas as empresas possuem esse tipo de parceria. Nesse caso, quais são os caminhos possíveis para conseguir o tão sonhado estágio? Coordenadora da agência de estágios do Centro de Ensino Técnico (Centec), Danielle Barbosa diz que o primeiro passo para quem busca a experiência profissional é verificar se a sua instituição dispõe de assessoramento nesta área.
“Conseguir um estágio antes de concluir o curso técnico é uma excelente forma de adquirir experiência prática e aumentar as chances de empregabilidade no futuro. Algumas escolas reconhecem essa importância e, por isso, estabelecem parcerias com empresas e criam bancos de currículos com os perfis de seus alunos, facilitando o acesso a essas oportunidades”, explica.
"Muitas vezes, as oportunidades de estágio surgem através de indicações de quem já conhece o aluno e confia no seu potencial. Por isso, é importante manter uma boa relação com todos ao seu redor", explica a professora.
Um exemplo da demanda para técnicos na Zona Franca é a estimativa de que serão abertas 3,5 mil novas vagas para profissionais de nível médio técnico em seis áreas com maior demanda nos próximos três anos. O levantamento foi divulgado no ano passado pela Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).
"As empresas buscam estagiários que, além de entenderem de sua área, saibam trabalhar bem em equipe e tenham uma boa comunicação. Isso pode fazer toda a diferença na hora da contratação. No Centec, essas habilidades são treinadas nas disciplinas iniciais de todos os cursos, independente da área", comenta Danielle Barbosa.
“Algumas dicas simples são primar pelo básico no currículo. É importante que tenha seus dados básicos de perfil e contato, sua formação em andamento, experiências anteriores e habilidades já aprendidas, como falar inglês”, orienta a coordenadora da agência. “É importante sempre mostrar que está aberto ao aprendizado e que tem interesse em contribuir com a empresa. Os recrutadores sabem que pessoas em busca de estágios têm pouca experiência, por isso eles estão interessados nos estudantes que se mostram dispostos a aprender”, ressalta a professora do Centec.
|
Publicidade
|
||