Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Nova temporada de - Sebastião - após sucesso no Festival de Curitiba

Espetáculo do Ateliê 23 tem apresentações nos dias 24, 26 e 30 de abril, no Teatro Gebes Medeiros

Por Manuella Barros,
terça-feira, 22 de abril de 2025
 
 
 

Nova temporada de - Sebastião - após sucesso no Festival de Curitiba
O espetáculo “Sebastião”, do Ateliê 23 / Foto: © Vitor Dias

O espetáculo “Sebastião”, do Ateliê 23, está de volta para casa após o sucesso no Festival de Curitiba, onde foi aplaudido por mais de cinco minutos pelo público em todas as sessões. A nova temporada em Manaus acontece nos dias 24, 26 e 30 de abril, às 20h, no Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no Centro. A classificação é de 18 anos.

Os ingressos estão disponíveis por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), no perfil da companhia no Instagram (@atelie23) e no site shopingressos.com.br. Pessoas com deficiência têm acesso gratuito e estudantes, idosos e acompanhantes de PcDs pagam meia-entrada, conforme lei estadual. No dia das apresentações, os bilhetes são vendidos uma hora antes do início do espetáculo.

Taciano Soares, diretor da companhia e do espetáculo ao lado de Eric Lima, afirma que o elenco está com os corações cheios de afeto e a sensação de dever cumprido. Ele pontua que é o segundo ano consecutivo que o grupo de teatro amazonense participa de um dos maiores e mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina, com três sessões lotadas e uma boa recepção do público. 

“Foi maravilhoso, percebemos isso nos aplausos efusivos durante cinco minutos ininterruptos, as pessoas não paravam de aplaudir e gritar. Ficamos muito felizes com isso, voltar para o festival e conquistar as pessoas, foi muito bonito ouvir o depoimento dessas pessoas depois do espetáculo, tudo que elas queriam compartilhar a partir do que elas foram atravessadas”, afirma o ator que interpreta Carmencita em cena.

“Curitiba é um festival gigantesco, onde o público está acostumado a ver trabalhos fantásticos do mundo inteiro. Sentimos uma validação que temos um trabalho que consegue se conectar com as pessoas”, completa Taciano Soares.

História

“Sebastião” é inspirado no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, tem experiências dos atores como homens gays e temas como homofobia entre outros diferentes tipos de violência. O nome da peça é uma referência a São Sebastião e a montagem traz a versão da história do santo para que ele tenha se tornado um patrono da comunidade LGBTQIAPN+ e mártir gay contemporâneo, como afirma o historiador Richard Kaye.

No elenco, além de Taciano Soares e Eric Lima, estão Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda. Eles dão vida a sete drag queens, Carmencita, Little Drag, Chica, Angel, Vênus, Lady Sinty e Sebastiane, que trazem memórias da década de 70, direto do Bar Patrícia, com números musicais e depoimentos emocionantes.

A proposta de criar "Sebastião" surgiu em 2021, quando o grupo amazonense foi vítima de crimes de ódio, homofobia, sorofobia e racismo, entre outros. Na ocasião, a presença de corpos gays afeminados dentro da Igreja de São Sebastião, com autorização dos responsáveis, aliada a dificuldade de compreender a composição artística do videoclipe “Glowria”, gerou uma onda de ataques por parte dos fiéis mais conservadores da igreja católica.

A obra que foi criada para chamar atenção para essas questões se tornou vítima e levantou a necessidade e urgência do debate numa tentativa de elaborar uma outra nova forma de diálogo sobre este tema.

Trilha sonora

“Sebastião” também é sucesso nos streamings de áudio, com as músicas “Toda La Noche”, “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”.

Com “Baby Gay”, foram registradas 3.405 reproduções, 790 ouvintes e 44 playlists, chegou a 1.777 reproduções na primeira semana.

A banda do espetáculo é formada por Guilherme Bonates, responsável pela produção e direção musical com Eric Lima e Taciano Soares; Luana Aranha no baixo, Mady na guitarra, Bruno Rodriguez no teclado e todos assinam os arranjos das músicas.

O figurino tem assinatura de Andiy, Eric Lima e Francis Madson. A equipe tem ainda Daphne Pompeu na dramaturgia com Eric Lima e Taciano Soares, Emily Danali e Lacruz na assistência de produção, Lore Cavalcanti e Paulo Martins na iluminação e Manuella Barros na assessoria de imprensa.

O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2025