O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), David Valente Reis, garantiu o apoio da Prefeitura de Manaus ao Projeto de Acessibilidade e de Inserção no Mercado de Trabalho de Pessoas com Deficiência apresentado nesta terça-feira, 7, pelo superintendente Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Francisco Edson Ferreira.
Segundo Reis, atualmente os postos do Sine Centro e da Cidade Nova, zona Norte, têm cadastrados 3,5 mil Pessoas Com Deficiência (PCD) e a secretaria pretende aumentar esses números com a ajuda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Nesta terça-feira, tínhamos 100 vagas para PCDs no sistema Sine, mas a meta é aumentar essa oferta”, disse.
A reunião de apresentação do projeto contou com a participação do presidente e do superintendente do Conselho Regional de Arquitetura (Crea-AM), Cláudio Quenka e Luiz Augusto Carvalho, da auditora da SRTE, Julieta Viana e do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (CEDPD), Mário Célio.
O secretário lembrou que, desde quando assumiu a prefeitura, o prefeito Arthur Virgílio Neto vem cumprindo as leis vigentes de acessibilidade, imprimindo obras de transformação dos espaços públicos e ruas de Manaus. Ele citou, como exemplo, a avenida Djalma Batista, que em toda a sua extensão (nos dois sentidos) hoje tem calçadas adaptadas com piso tátil. David Reis informou que novas obras devem ocorrer para facilitar a vida do deficiente.
A auditora Julieta Viana disse que, em Manaus, existem 461 pessoas com algum tipo de deficiência, seja física ou visual. “São dados do IBGE e esses números nos levaram a elaborar esse projeto”, disse. Para ela, a parceria entre a prefeitura e o Crea-AM vai facilitar o trabalho de implementação do projeto na cidade. Ela disse que, além da acessibilidade, a SRTE vai estabelecer uma parceria forte com a Semtrad para facilitar o acesso do deficiente ao mercado de trabalho e cumprir a Lei nº 8.213, a chamada “Lei das Cotas” para os PCDs.