O Coletivo, plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola, que iniciou as atividades em Manaus em fevereiro, anuncia que já está realizando o segundo ciclo de mobilização, desde o dia 20 de abril, estendendo-se até 15 de maio. Estão sendo ofertadas ao todo 480 vagas para jovens de 15 a 25 anos que estão cursando ou que já formados no ensino médio. Os alunos participarão de um ciclo de formação na área de Varejo, de Logística & Produção e Empreendedorismo.
As unidades do Coletivo em Manaus funcionam no Centro de Formação Vida Alegre, no bairro Vila da Prata; Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, no Zumbi; Clube de Mães da Japiinlândia e Lar Fabiano de Cristo – Casa Joana de Ângelis, na Redenção.
O Coletivo é a plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil que tem como objetivo promover a transformação social em larga escala por meio da cadeia de valor da empresa. Desde 2009, o Coletivo promove oportunidades econômicas nas comunidades de baixa renda, em parceria com instituições locais, oferecendo treinamento técnico, valorização da autoestima e acesso ao mercado. Trata-se de um programa de valor compartilhado, que cria valor econômico para a empresa a partir da geração de benefícios para a sociedade. Atualmente, existem sete diferentes modalidades do Coletivo Coca-Cola: Varejo, Artes, Floresta, Reciclagem, Excelência em Eventos, Logística e Produção e
Empreendedorismo.
O Coletivo Varejo capacita jovens em comunidades urbanas de baixa renda para o primeiro emprego formal e encaminha para processos seletivos de grandes redes varejistas e também para o Sistema Coca-Cola Brasil. As aulas são realizadas por dois meses e incluem atividades teóricas e práticas, além de utilizar um game que simula as atividades de um mercado varejista. Ao final do curso, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos, elaborando planos de negócios para comércios locais.
Além de capacitar, o projeto também encaminha os jovens para processos de seleção em grandes empresas parceiras do projeto, além das fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil. Mais informações no site www.coletivococacola.com.br.
SOBRE O INSTITUTO COCA-COLA BRASIL
O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) tem como missão mobilizar a sociedade com o fim de promover programas transformacionais de significativo impacto no desenvolvimento socioambiental do país. Há 15 anos, o ICCB implementa projetos sociais e ambientais e, atualmente, é o responsável pela operação social dos Coletivos Coca-Cola. Para isso, estabeleceu parcerias com comunidades locais e grupos profissionais, aprofundou seus conhecimentos sobre as comunidades rurais e urbanas brasileiras, criou uma metodologia educacional própria e desenvolveu uma estrutura ampla e eficiente de operação socioambiental.
SOBRE A COCA-COLA BRASIL
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, néctares/refrescos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 13 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2013 serão de R$ 2,6 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% superior ao montante investido entre 2007 e 2011. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,91 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 13 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, o programa Coletivo Reciclagem, anteriormente conhecido como "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996 colabora para que o País seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites:www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br