Notícias |
Artes cênicas integram a programação do “Passo a Paço”
Dois espetáculos teatrais, um deles com oito prêmios, integram a programação cultural. Por Lídia Ferreira, SEMCOM terça-feira, 26 de maio de 2015
Dois espetáculos teatrais, um deles com oito prêmios, integram a programação cultural do projeto “Passo a Paço”, nos dias 30 e 31 de maio, no Paço da Liberdade. O evento é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com uma programação diversificada, e início marcado para às 16h. Os espetáculos "ELLA" e "A Estrada" são obras de artistas amazonenses com apresentação gratuita. O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, destaca que as duas peças teatrais também fazem parte da 9ª Mostra de Teatro do Amazonas, que tem patrocínio da prefeitura. Elas serão apresentadas no Les Artistes Café Teatro, localizado a um quarteirão do Paço da Liberdade. “O Passo a Paço promove a reocupação do Centro Histórico, conforme a proposta do prefeito Arthur Virgílio Neto, e utiliza a difusão cultural, gastronomia e entretenimento em um ambiente agradável e importante para nossa cidade. Estamos disponibilizando uma programação variada para toda a família, por todos os espaços naquela região”, disse Monteiro de Paula. Para o presidente da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Michel Guerrero, a adesão da Mostra ao Passo a Paço favorece o público. “Esse é um evento que envolve toda a cidade e é primeira vez que a Mostra vai para o Les Artistes Café Teatro”, disse. O diretor do espetáculo “A Estrada”, Douglas Rodrigues, complementa que o Passo a Paço contribui para melhorar a imagem marginalizada do Centro Histórico. “Somente a cultura pode tirar essa impressão de um lugar violento e marginalizado. Nós, artistas, queremos que esse evento se repita ao longo do ano”, disse.
Sinopse No domingo, dia 31, será a vez da premiada Associação Arte & Fato subir ao palco do Les Artistes Café Teatro com a montagem “A Estrada”. O espetáculo conquistou oito prêmios, sendo sete deles no 11º Festival de Teatro da Amazônia (FTA), e outro de circulação pelo Ministério da Cultura (Minc). O espetáculo narra o período da construção da estrada BR-174, entre as décadas de 1970/1980, em plena Ditadura Militar, e o impacto causado às pessoas que habitavam aquela região. “Enfocamos bem o genocídio do povo Waimiri-Atroari durante a abertura da Rodovia Transamazônica”, disse o diretor Douglas Rodrigues. No 11º FTA, a obra foi premiada pelo júri nas categorias Melhor Espetáculo, Diretor Melhor Atriz, Cenário, Pesquisa Musical, Maquiagem e Texto Original. As duas apresentações são as únicas, dentre as 20 peças da programação da 9ª Mostra de Teatro do Amazonas, que integram o projeto “Passo a Paço”.
Interdições no trânsito
PROGRAMAÇÃO
31/05 (DOMINGO):
|
Publicidade
|
||