Em meio a roncos dos motores e muito charme entre pilotos, as provas de velocidade voltam a marcar o fim de semana da programação esportiva dos complexos geridos pela Fundação Vila Olímpica (FVO). Às 15h de domingo, dia 31, a pista de kart da Vila Olímpica recebe a terceira etapa do Campeonato Amazonense de Motovelocidade e a abertura do estadual de Fórmula Kart.
Antes, porém, no sábado, duas atividades estão programadas para as quadras do complexo. Às 8h será realizado o Festival de Mini Vôlei e, às 13h, o Festival de Mini Handebol, ambos destinados a alunos das escolinhas da FVO (ver quadro abaixo).
Cinquenta e cinco pilotos estão inscritos e são esperados para a prova de motovelocidade, nas categorias MVF (feminino), MV3 (iniciante), MV2 (intermediária) e MV1 (para pilotos profissionais). O kart terá 20 competidores e, atém o fim do ano, muita coisa deverá acontecer na modalidade, que terá sete etapas no total.
Nas duas competições, que têm o apoio do Governo do Amazonas, por meio da FVO, o campeão será conhecido após o somatório de pontos, por categoria.
Nesta sexta-feira, boa parte dos competidores esteve na Vila Olímpica para fazer o ‘reconhecimento’ da pista. O local recebeu melhorias (dentro e ao redor dela), que fazem parte do processo de revitalização da Vila Olímpica, para dar maior conforto aos atletas e ao público que frequenta o complexo.
“As pessoas estão retornando à Vila e estamos resgatando a dignidade do local, dentro daquilo que está delineado no projeto Ame a Vida, do governador José Melo”, destacou o diretor-presidente da FVO, Aly Almeida.
“Além do alto nível dos pilotos, inclusive feminino, do qual nos orgulhamos de ser o único lugar no Brasil a ter essa categoria, temos um local apropriado para esse tipo de competição”, destacou o presidente da Liga Amazonense de Motovelocidade (LAM), James Bala, que realiza as provas em parceria com a Associação Kartista do Amazonas (AKA).
Aproximadamente 1,3 mil simpatizantes das provas de velocidade são esperados no domingo, de acordo com a expectativa da LAM.
Presença feminina
Entre as atrações de domingo está a universitária Kayte Alencar, 23, uma das 12 presenças femininas da motovelocidade. Na prova passada, ela foi pedida em noivado pelo também piloto Lucas Santos e o fato inusitado chamou a atenção do público, principalmente porque era a estreia dela na modalidade.
Kayte está no último período do curso de Administração e pretende seguir carreira na profissão, mas sem deixar de lado o esporte. Apoio da família e dos amigos ela diz que tem de sobra.
“Meu pai tem uma oficina de carros e meu sogro uma loja de autopeças de moto, portanto está tudo em casa”, disse a piloto, que terminou em terceiro lugar na corrida realizada no dia 3 de maio. A prova foi vencida por Esther Castro.
Entre os homens, destaque para Anderson Eduardo e Onesmo do Vale, vencedores da última etapa nas categorias MV1 e MV2, respectivamente.