Atendendo a um pedido dos grupos folclóricos e de bois bumbás, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e a Prefeitura de Manaus, por meio da ManausCult, adiaram o início do 59º Festival Folclórico do Amazonas, que começaria neste sábado (13).
Diante disso, as apresentações dos 74 grupos da Categoria Ouro terão início no dia 3 de julho, uma sexta-feira. O Festival vai acontecer diariamente, sempre a partir das 20h, no Centro Cultural Povos da Amazônia (na antiga Bola da Suframa) e terá entrada gratuita.
“Se começasse na data prevista mais de 80% das danças não estariam prontas para entrar na arena de forma adequada. O adiamento foi uma decisão coerente e vai ajudar ainda mais na profissionalização das apresentações”, afirmou o coordenador da quadrilha cômica “João e Maria”, Marco Sahdo.
Já o representante da dança “Cacetinho Manaós”, Milton Ferreira, acredita que o adiamento vai fortalecer ainda mais o Festival Folclórico do Amazonas. “O adiamento é a prova de que a Secretaria de Estado de Cultura está engajada em proporcionar um dos melhores festivais dos últimos anos. O público só tem a ganhar com essa mudança”, afirmou.