Com o intuito de planejar e otimizar as despesas do Amazonas, o Governo do Estado acaba de dar início ao seu projeto de recadastramento dos servidores. A Empresa de Processamento de Dados Amazonas S/A (PRODAM) está viabilizando a infraestrutura tecnológica e o treinamento da equipe da Casa Civil responsável pelo levantamento que tem previsão de ser concluído ainda este ano.
Segundo o assessor da presidência da PRODAM, Antônio Farias, o sistema de gerenciamento de recursos humanos (Prodam RH), desenvolvido pela própria empresa, foi adaptado exclusivamente para o recadastramento, que vai atualizar as informações do quadro de servidores efetivos, reestruturar a política de recursos humanos, traçar um perfil do quadro funcional e diagnosticar a realidade de cada secretaria.
“Será possível também o Governo saber, por exemplo, onde há déficit de pessoal e quantos servidores irão se aposentar no próximo ano”, destacou o assessor da PRODAM. A Casa Civil foi escolhida para ser o primeiro órgão do Governo a passar pelo recadastramento.
“A intenção é fotografar, coletar a digital, digitalizar os documentos funcionais, atualizar informações pessoais e curriculares de todos os servidores do Estado”, informou o porta-voz. Todas esses dados serão organizados em pastas digitais, reduzindo gastos com papel e eliminando a necessidade de espaços físicos exclusivos para o armazenamento das informações dos servidores públicos.
Todas informações coletadas pelo Recadastramento do Servidor ficarão no novo Datacenter da PRODAM, que é o complexo que armazena e processa os dados estratégicos dos órgãos e unidades do Governo e demais clientes. Com área de 153 metros quadrados, projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados e ativos de rede, o espaço conta com infraestrutura moderna, abrigando 36 equipamentos e softwares.
Sobre a Prodam
Sociedade de economia mista, de capital fechado, com controle acionário do Governo do Estado, a PRODAM foi criada pela Lei Nº 941, de 10 de julho de 1970, tendo iniciado suas operações em setembro de 1972. A empresa é vinculada, administrativamente, à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), de acordo com a Lei 2.783/2003.