Notícias |
Ocupação Lugar Uma apresenta Curuminzado no domingo, 11
Espetáculo de dança da Soufflé de Bodó Company terá apresentação gratuita no Lugar Uma de Artes Por Jony Clay Borges, quinta-feira, 8 de outubro de 2015
Espetáculo de dança da Soufflé de Bodó Company terá apresentação gratuita no Lugar Uma de Artes
A apresentação faz parte da agenda da Ocupação Lugar Uma, iniciativa contemplada pelo Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). “Curuminzado” tem direção de Francis Madson e traz no elenco os intérpretes Cairo Vasconcelos e Denis Carvalho. O trabalho explora as vivências de crianças de Manaus, suas relações com a cosmologia indígena e as infiltrações da sociedade urbana manauara. Segundo Madson, o espetáculo promove sobreposições de universos, como a do universo beiradeiro infantil com o imaginário infantil urbano. “Criamos diálogos entre dança, performance e a cosmologia indígena do Ritual da Moça Nova, da etnia Tikuna”, explica o diretor. “Curuminzado” foi contemplado com o Prêmio Funarte Artes na Rua 2014, o que permitiu à montagem circular numa turnê de 18 apresentações, entre agosto e setembro deste ano, pelas cidades de Manaus, Parintins, Itacoatiara, Nhamundá, Juruti (PA) e Oriximiná (PA). Após a apresentação do espetáculo, o público é convidado a participar de um bate-papo com Cairo Vasconcelos e Denis Carvalho, trocando ideias e percepções sobre o espetáculo de dança e seu processo de criação.
Performances, oficinas, exposições de arte, mostras de filmes e lançamento de livro são algumas das atividades no calendário da tomada artística, empreendida por iniciativa de Francisco Rider. A ação segue até 21 de dezembro.
Fez parte da Cia. Cacos de Teatro e, desde 2013, é provocador e dramaturgo da Soufflé de Bodó Company e da Cia. Boi de Piranha (Porto Velho). Já participou de equipes de criação e coordenação de festivais de teatro, clown, dança e performance em Manaus. Desenvolve trabalhos na performance, dança, teatro e cinema, tendo lançado dois curtas-metragens: "Jardim de percevejos" (2013) e "No céu da boca cresceu Saturno" (2014).
|
Publicidade
|
||